2
respostas

[Dúvida] Trabalho do P.O

Fiquei com uma dúvida, se eu torno a comunicação direta entre dev e usuário final, eu não estaria "removendo" o trabalho do P.O? Caso isso passasse a acontecer, como seria o trabalho do P.O? Não deveria ter um filtro no meio pra decidir o que é viável ou não antes de chegar ao dev? Não deveria ter uma pessoa central (interno) onde os devs iriam atrás para tirar dúvidas ao invés de ficar mandando mensagem pro usuário final (externo)?

Acredito que cada abordagem tenha seus prós e contras, e também, depende do orçamento da empresa. Times menores e empresa menor, pode ser bem provável o trabalho ser sem P.O mesmo, mas uma equipe um pouco maior tendo uma comunicação direta com o cliente, pode ser um problema, principalmente em consultoria, devs menos experientes em contato com o cliente pode "queimar" a imagem da consultoria

2 respostas

Oi, Renan! Tudo bem?

Sua dúvida é bastante pertinente e reflete um dilema comum em muitas organizações. O papel do Product Owner (P.O) é crucial em muitos contextos, especialmente em equipes maiores ou em empresas que trabalham com consultoria.

O P.O atua como um filtro, garantindo que as necessidades do usuário final sejam bem compreendidas e priorizadas antes de chegarem aos desenvolvedores. Isso ajuda a evitar que os desenvolvedores sejam sobrecarregados com pedidos ou informações que não são viáveis ou não estão alinhadas com os objetivos do produto.

Quando a comunicação é direta entre desenvolvedores e usuários finais, pode haver benefícios, como menos distorção na transferência de informações e um entendimento mais claro das necessidades do usuário. No entanto, isso também pode trazer desafios, como a possibilidade de os desenvolvedores, especialmente os menos experientes, não saberem como lidar com as expectativas dos clientes ou priorizar adequadamente as solicitações.

Em muitos casos, uma abordagem híbrida pode ser eficaz. Por exemplo, o P.O pode continuar a desempenhar um papel central na priorização e filtragem das necessidades do cliente, enquanto os desenvolvedores têm a oportunidade de interagir diretamente com os usuários para entender melhor o contexto e o impacto de suas implementações. Isso pode ser feito através de reuniões regulares de feedback, nas quais o P.O facilita a comunicação e garante que todos estejam alinhados.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Olá Renan, Thiago aqui - obrigado por compartilhar a sua dúvida, que por sinal é muito pertinente!

Um P.O experiente pode sim fazer um bom filtro de requisitos que não fazem sentido e priorizar tarefas que são mais importantes para o negócio. Isso é especialmente útil no caso que você mencionou - quando temos desenvolvedores que são poucos experientes.

No entanto, em empresas médias e grandes é comum ter vários níveis de gerências - e aí que as "traduções" entre as camadas e o problema do "telefone sem fio" se acentuam. O conceito principal que eu quis passar nessa aula é de que: Mais camadas de comunicação = Mais problemas de tradução.

Um adendo importante também: O seu "usuário final" pode ser uma pessoa da própria empresa. Você pode estar desenvolvendo uma aplicação interna, e aí se torna mais crucial ainda que essa comunicação seja mais direta.

Espero que tenha ficado claro, mas estou aqui também caso ainda tenha algum ponto pra discutir. Abraço!