recriando o jogo "freeway", fiquei me perguntando o por que tem uma função que não precisa estar na 'fucntion draw' o jogo esta rodando normalmente, porem fiquei com essa duvida na cabeça.
function draw() {
background(imagemDaEstrada);
mostraAtor();
mostraCarro();
movimentaCarro();
movimentaAtor();
voltaPosicaoDoCarro();
verificaColisao();
incluiPontos();
marcaPonto();
}
e este proximo texto é onde roda uma função, sem estar no "function draw " irei colocar a função em negrito para ficar mais facil de localizar.
//ATOR
let yAtor = 366;
let xAtor = 90;
// colisao
let coLisao = false;
//meus pontos
let meusPontos = 0;
function mostraAtor (){
image(imagemDoAtor, xAtor, yAtor, 30, 30)
}
function movimentaAtor(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yAtor -= 3;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yAtor += 3;
}
}
function verificaColisao (){
//collideRectCircle(x1, y1, width1, height1, cx, cy, diameter)
for (let i = 0; i < imagemDosCarros.length; i ++){
coLisao = collideRectCircle(xCarros[i], yCarros[i],comprimentoDoCarro, alturaDoCarro, xAtor, yAtor,15)
if (coLisao){
voltaAtorPosicaoInicial();
}
}
}
function voltaAtorPosicaoInicial(){ <---- esta "function" não esta no "function draw" e o jogo esta rodando perfeitamente.
yAtor = 366;
}
function incluiPontos(){
textAlign(CENTER);
textSize(25);
text(meusPontos, width / 5, 29)
}
function marcaPonto(){
if (yAtor < 15){
meusPontos +=1;
voltaAtorPosicaoInicial();
}
}