2
respostas

[Dúvida] Tem como testar pra valer o script?

Oi eu tentei criar uns arquivos jpg com o comando touch, mas obviamente eles estavam vazios, ai fui testar meu script e o resultado foi esse.
Parece que funciona, mas eu não tenho os arquivos.jpg decentes pra testar. Como não sei mexer mto bem no shell, não sei como poderia salvar arquivos jpg reais para testar o script, alguém pode me dar uma ajuda com isso?
Segue o meu script e o print do resultado:

Script usado:

#! /bin/bash

echo "Bem-vindo ao Conversor de Imagens JPG para PNG"
read -p "Digite o caminho do diretório com as imagens JPG:" diretorio

# valida diretorio
if [ ! -d "$diretorio" ]; then
        echo "Erro: o diretorio '$diretorio' não foi encontrado"
        exit 1
fi

#converte
for imagem in "$diretorio"/*.jpg; do
        if [ -f "$imagem" ]; then
                nome_base=$(basename "$imagem" .jpg)
                novo_arquivo="$diretorio/$nome_base.png"
                convert "$imagem" "$novo_arquivo"

if [ $? -eq 0 ]; then
                        echo "Sucesso: '$imagem' convertida para '$novo-arquivo'"
                else
                        echo "Falha: Erro ao converter '$imagem'"
                fi
        fi
done

echo "Processo concluído!"

print do resultado:
print do resultado de conversão de arquivos jpg vazios para png, exibe um erro pois os jpg estão vazios

2 respostas

Oi Bruna! Como vai?

Para testar seu script com arquivos JPG reais, você pode baixar algumas imagens da internet ou criar imagens de teste usando algum editor de imagens. Vou te dar algumas sugestões:

1. Baixar Imagens da Internet:

• Você pode procurar por imagens livres de direitos autorais em sites como Unsplash, Pexels ou Pixabay. Baixe algumas imagens em formato JPG e salve-as no diretório que você deseja usar para testar seu script.
  2. Criar Imagens de Teste:

• Use um editor de imagens como GIMP ou até mesmo o Paint no Windows para criar e salvar imagens simples em formato JPG.
  3. Usar Comandos no Linux:

• Se preferir, você pode usar o comando convert para criar imagens de teste. Por exemplo:
      convert -size 100x100 xc:red imagem1.jpg
      convert -size 100x100 xc:blue imagem2.jpg

• Esses comandos criam imagens JPG de 100x100 pixels com cores sólidas (vermelho e azul).

Depois de ter algumas imagens JPG reais, você pode colocá-las no diretório que deseja testar e rodar seu script novamente. Isso deve ajudar a verificar se a conversão está funcionando corretamente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Então, eu sei q posso pegar imagens na internet ou criar alguma usando um paint da vida, mas eu não sei como faço isso pelo shell, essa é minha duvida! Eu raramente uso CLI, então não tenho ideia de como faço pra abrir um browser pra procurar imagens ou sequer se tem um browser pra isso.

Estou usando o WSL com Ubuntu, tem alguma forma de pegar alguma imagem do meu windows ou da internet e salvar lá dentro desse linux?

Por enquanto vou usar sua dica de criar imagens de cores solidas, mas ainda gostaria de entender como eu faço as primeiras sugestões dentro da WSL.