1
resposta

[Dúvida] Como faço a configuração de rede / modo bridge via WSL?

Faço esta pergunta porque com o WSL eu só tenho acesso ao terminal regular, não tenho as funções que aparece no menu superior do Virtual Box

Desde já agradeço

1 resposta

Olá, Brenda! Como via?

Diferente de máquinas virtuais como o VirtualBox, o WSL não possui uma interface gráfica para configurar redes, pois ele é integrado diretamente ao Windows e utiliza a rede do próprio sistema operacional.

Para configurar o WSL para ter um comportamento semelhante ao modo bridge, você pode seguir algumas etapas que envolvem ajustes na configuração de rede do Windows e do WSL. Aqui está uma abordagem que pode ajudar:

1. Verifique a versão do WSL: certifique-se de que você está usando o WSL 2, pois ele tem melhor suporte para rede.

2. Configuração de Rede no Windows: o WSL utiliza a rede do Windows, então você precisa garantir que o Windows está configurado corretamente para acessar a rede desejada.

3. Ajuste no arquivo de configuração do WSL:

• Crie ou edite o arquivo de configuração do WSL localizado em C:\Users\<SeuUsuário>\.wslconfig.
    • Adicione ou modifique as seguintes linhas para ajustar a configuração de rede:
      [network]
      generateResolvConf = false

• Isso impede que o WSL sobrescreva o arquivo de configuração de DNS.
  4. Configuração de DNS: dentro do WSL, edite o arquivo /etc/resolv.conf para especificar os servidores DNS que você deseja usar.

5. Verifique a conectividade: use comandos como ping ou curl dentro do WSL para verificar se você tem acesso à rede externa.

Lembre-se de que o WSL não é uma máquina virtual completa, então algumas funcionalidades de rede podem ser limitadas em comparação com soluções como o VirtualBox.

Existe a possibilidade de você ter um problema comum quando se faz isso, então desde já deixo essa postagem para solucionar esse problemas:

Espero que essas dicas ajudem a configurar sua rede no WSL de forma eficaz e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.