Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida sobre utilização webpack dev server

Olá, venho acompanhando o curso, e ainda estou bem confuso sobre a real necessidade da utilização do webpack dev server, poderiam me ilustrar melhor isso?

Abraços a todos.

Obrigado!

4 respostas

Olá!

Além dele servir sua aplicação para que você possa acessá-la no seu navegador, ele é inteligente e faz o build do seu projeto automaticamente toda vez que você mudar algum módulo, inclusive recarregando sua aplicação no navegador, o que é extremamente importante em um ambiente de desenvolvimento.

Aliás, todos aqueles que desenvolvem para Web sabem o quanto é trabalhoso montar um ambiente de desenvolvimento com essas características.

Sucesso e bom estudo meu aluno!

Olá Flavio! Agradeço a resposta.

Acredito que entendi, mas uma dúvida de leigo, se eu utilizar um software exemplo WAMP/MAMP para projetar um servidor local, juntamente com a utilização de um task runner como o Gulp integrado com o Browsersync na minha aplicação, não terei o mesmo resultado?

Qual seria a vantagem de configurar o webpack dev server?

Ou essa minha comparação não faz sentido? rs.

Agradeço novamente!

solução!

O foco do Webpack é para a criação de SPA. Sua aplicação é uma SPA (Single Page Application)? Nesse tipo de aplicação, seu front-end fica em um servidor e sua API fica em outro. Webpack é usado por debaixo dos panos por Angular 2/4/5/6, React, Vuejs e outros frameworks do mercado. Este curso de Webpack existe para deixar o desenvolvedor seguro nessas ferramentas, pois raramente quererá criar uma aplicação do zero com Webpack. Mas criar do zero faz com que ele aprenda muito sobre a ferramenta e mande muito bem com esses frameworks.

Se você usa Gulp e BrowserSync parece estar desenvolvimento uma aplicação web Não-SPA. Você esta misturando as coisas!

Webpack é um module bundler, não é um task runner ou build system como Grunt ou Gulp.

Entendi Flavio, agora ficou claro! de fato eu estava misturando as coisas. Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software