Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Dúvida sobre tabulação e o text-indent

Fazendo esse exercício, percebi que ao navegar pelo site com o TAB as caixas pontilhadas que aparecem em torno dos links do github, twitter e linkedin ocupam horizontalmente o cumprimento da tela. Isso se dá graças ao text-indent que fizemos no texto dos links para ficarmos apenas com as imagens de background. Visualmente fica bem feio. Tentei consertar esse problema retirando o text-indent e trocando pela instrução color: transparent que também faria o texto dos links "sumir". O texto dos links sumiu como planejado, mas ao navegar com o TAB, as caixas pontilhadas não apareceram mais em volta dos símbolos do github, twitter e linkedin. A única forma que consegui fazer as caixas pontilhadas aparecerem ao redor dos símbolos de forma correta, foi trocando o texto dos links por um caractere vazio (alt + 255) e adicionando text-decoration : none no css. Contudo, posso perceber que ter um link representado por um caractere vazio não é semanticamente correto.

Existe uma forma de conseguir esconder o texto dos links e manter a caixa pontilhada de seleção em volta dos símbolos apenas?

https://github.com/thommps/Alura-3D/raw/master/alura.zip

7 respostas

Fala ai Eric, tudo bem? Desculpa mas não entendi o problema, eu fiz o teste de navegação pelo TAB mas não consegui ver esse problema:

Navegando com TAB

Consegue mandar um print da sua máquina demonstrando o problema?

Fico no aguardo.

Segue a imagem abaixo.

Navegando com TAB

Qual navegador você está usando? Aqui não aconteceu esse problema, naveguei pelo site inteiro com o TAB.

Mas, fiz no Chrome.

Fico no aguardo.

No Mozilla, Matheus. Testei no Chrome aqui também e realmente não acontece esse fato.

Testei no Firefox e também não apresentou esse problema, qual a versão dele? O meu é o Firefox Quantum 67.0.4.

Abraços

solução!

Oi Eric,

Também uso o Firefox e tive o mesmo problema. Uma solução alternativa que eu achei foi abraçar o texto dos links com a tag <span> e, no arquivo .css, apliquei um "display: none;" nesse elemento. Por exemplo:

.html

<ul class="icones-redes-sociais">
    <li>
        <a class="github" href="https://github.com/joaodasilva">
            <span>Github</span>
        </a>
    </li>
</ul>

.css

.icones-redes-sociais span {
    display: none;
}

Caso você queira manter a lógica da instrução "color: transparent;", tenta colocar a pseudo-classe ":focus" no seletor do link e configura o "outline" da forma que você achar melhor. Por exemplo:

.css

.icones-redes-sociais a {
    width: 40px;
    height: 40px;
    display: block;
    color: transparent;
}

.icones-redes-sociais a:focus {
    outline: 1px dotted #FFF;
}

Espero ter ajudado.