Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Sobre para que serve o Kubernetes

No vídeo foi falado que é para escalabilidade horizontal né, com vários containers em diferentes máquinas. Vi que o carinha aqui já perguntou sobre se dá para criar um cluster com uma máquina só, e disseram que sim, que é só subir várias VM's, ok. Mas o Kubernetes ele tem funcionalidade se eu só tiver uma máquina? Tipo, eu to fazendo um trabalho da faculdade, é o seguinte, eu tenho que usar o kubernetes para orquestrar o front, o back e o banco de dados, cada um sendo um container, no docker, além de precisarem estar interligados. Nesse caso, tem mesmo como usar o kubernetes? Eu vi que existe o docker compose. Será que para esse caso, não seria melhor? Já que é mais simples?

1 resposta
solução!

Prezado, sim. O Kubernetes pode ser útil mesmo se você tiver apenas uma máquina. Embora o Kubernetes seja frequentemente usado para orquestração de contêineres em vários nós (ou seja, máquinas), ele também pode ser usado em uma única máquina. Para isso, você pode usar o Minikube, que é uma implementação leve do Kubernetes que cria uma VM em sua máquina local e implanta um cluster simples contendo apenas um nó.

No seu caso, para o trabalho da faculdade, o Kubernetes pode ser útil para orquestrar o front-end, o back-end e o banco de dados, cada um sendo um contêiner. O Kubernetes permite que você gerencie esses contêineres, defina como eles devem ser executados e como devem interagir uns com os outros. Você pode definir tudo isso usando Pods, Services e ConfigMaps no Kubernetes.

Por outro lado, o Docker Compose é uma ferramenta para definir e executar aplicações Docker multi-contêineres. Ele é projetado para executar contêineres em um único sistema host. Portanto, se você está trabalhando em um ambiente de desenvolvimento local e seu aplicativo é relativamente simples, o Docker Compose pode ser uma opção mais fácil e mais direta.

No entanto, se você planeja escalar seu aplicativo no futuro ou deseja ganhar experiência com uma ferramenta que é amplamente usada em ambientes de produção, o Kubernetes pode ser uma escolha melhor. Além disso, o Kubernetes oferece mais recursos do que o Docker Compose, como auto-cura, escalonamento automático e gerenciamento de configuração.

Portanto, a escolha entre Kubernetes e Docker Compose depende de suas necessidades específicas e dos requisitos do seu projeto. Ambas as ferramentas têm seus próprios pontos fortes e podem ser apropriadas em diferentes cenários.

Prezado, se você considerar respondido, favor fechar esse tópico.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software