Falaaaaa Bruno, bom dia!
Tudo bem com contigo?
Esta função passouTodaATela()
, espera um valor como parâmetro. Dentro do parêntese, ao criar a função, você poderia escolher escrever qualquer nome, por exemplo: passouTodaATela(param)
, passouTodaATela(a)
ou ainda, o que realizamos nesta aula passouTodaATela(xCarro)
. Neste link tem alguns conceitos que poderão te ajudar.
Usamos o mesmo nome de uma variável existente no nosso código, para ficar mais legível o que estamos realizando nesta função.
Podemos dizer que, a nossa função passouTodaATela()
espera um parâmetro primitivo (um número neste caso) e passamos este número para ela quando chamamos ela dentro da função voltaPosicaoInicialDoCarro
, no IF
:
function voltaPosicaoInicialDoCarro() {
for (let i = 0; i < imagemCarros.length; i += i){
if (passouTodaATela(xCarros [i])){
xCarros[i] = 600}
}
}
O legal desta função, é que, se você quiser, reutilizá-la, mais pra frente, por conta própria, acrescentar mais funções ao jogo, você pode! :D .
Por exemplo: (Vamos deixar o parâmetro com nome genérico)
function passouTodaATela(parametro){
return parametro < -50;
}
Se chamarmos a função com o eixo Y do ator, podemos usar para validar quando o ator passa da tela para cima, e alcançando esta condição(< -50), implementarmos uma mudança de fase. "A Vaca não foi atropelada, chegou no topo da tela, fase 2 . Chegou no topo da Tela de novo, Fase 3", e assim por diante. basta chamar a função com yAtor passouTodaATela(yAtor)
dentro do da nova função que fará a mudança da fase.
Sobre os parênteses, do if:
estrutura do if é
if( ){
}
if ( passouTodaATela(xCarros [i]) ){
xCarros[i] = 600}
}
O parêntese seguinte, é da chamada do parâmetro esperado da função. Deixei espaços para visualizar melhor
Espero ter ajudado.
Abraços, tamo junto!