Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida sobre id e classe

Bom dia. O professor falou o seguinte no vídeo: "Sempre que estamos criando css temos que pensar o quão específico é o nosso marcador e o quão forte ele vai ser para que ele não seja sobrescrito por qualquer outro e que não cometamos nenhum erro em nosso código. Por isso a recomendação de criar sempre classe para os nossos elementos é muito boa. Ele não é genérico o suficiente para que todas as vezes que eu mude a tag ele seja alterado e ele não é específico igual um identificador para que ele só funcione naquele elemento. Ele é um estilo que pode ser replicado várias vezes como uma classe e em vários elementos."

Eu fiquei confusa. Deu a entender que se eu tiver um id chamado teste que tem cor laranja e se eu colocar esse id na tag p e h2 e na h3, não vai funcionar porque ele só funciona pra um elemento. Porém usei id nesses 3 e funcionou em todos, ficou os 3 rosa: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Boa tarde!

HTML e CSS toleram certas falhas/má práticas. A maioria dos navegadores vão aceitar e de fato aplicar o estilo para os múltiplos elementos com o mesmo id, porém isso é considerado má prática, já que semanticamente não faz sentido.

solução!

Olá, Karolina Quando for enxugar seu código, dê preferência pela criação de classes para reduzir o css repetido, deixando o ID para utilizá-lo com javascript. Cumpre destacar que o critério por trás do conceito ID é especificidade, ou seja, o nome atribuído deve ser próprio e exclusivo, nem outro elemento deve ter o mesmo. Já o uso de classes remete a generalidade, aquilo que é comum a vários elementos. Espero ter ajudado, continue firme nos estudos.

Obrigada pelas respostas!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software