Olá, boa noite
Estou realizando um estudo sobre modelagem para DW
Uma das tabelas fatos que preciso construir é sobre contratos ativos, preciso analisar essa tabela pelas dimensões:
Cliente, Cidade, Plano, Fidelidade, Valor do contrato, status (podendo ser 3 tipos ativos, suspensos, cancelados)
O ERP não armazena dados sobre alterações de cidade, plano, fidelidade e nem valor nos contrato e estes podem ser alterados, o ERP armazena somente o status atual a data de adesão suspensão e cancelamento.
A data de suspensão não é fixa, se um contrato for ativo, suspenso, ativo e suspenso ele vai manter apenas a ultima data de suspensão
No projeto que estou simulando (baseado em um ERP real) preciso construir uma visão que seja: quais os valores de contratos ao longo do tempo, planos mais comuns etc...
Para resolver esses problemas de "rastreabilidade" pensei em aplicar a técnica de Slowly changing dimensions tipo 2 na tabela de contratos, porém pelo proprio nome da técnica não sei se seria adequada de ser aplicada em uma tabela fato...
eu conheço as sequintes tabelas fatos:
Fato transacional. Fato agregada. Fato consolidada. Fato snapshot periódico. Fato de snapshot acumulado.
Porém não consigo pensar em como estruturar nenhuma delas no meu projeto alguém tem alguma sugestão seja de abordagem ou de material que possa me auxiliar?