Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Sobre criação de repositório local e simulação de conflitos no Git

Olá, pessoal! Estou com algumas dúvidas em relação às etapas do exercício, principalmente sobre a criação do repositório local e como simular conflitos sozinho. Seguem minhas perguntas:

1. Quando o exercício fala "Crie um novo repositório local", eu devo abrir o terminal dentro do VS Code ou usar o Git Bash?

2. Para "navegar até o diretório onde desejo criar o repositório", eu devo criar a pasta no próprio Git Bash ou criar e abrir a pasta pelo VS Code?

3. Fiquei confuso em como gerar um conflito sozinho. O exercício não envolve outra pessoa, então como simulo esse conflito manualmente?

4. É necessário clonar novamente o projeto anterior (ex: o sorteador)?

5. Estou com dificuldade para conectar todos esses pontos. Existe um passo a passo mais direto ou alguém poderia me orientar?

Agradeço desde já pela ajuda!

1 resposta
solução!

Olá, Lucas! Tudo bem?

Vamos por partes para tentar esclarecer suas dúvidas sobre o exercício de Git e GitHub:

1. Criação de um novo repositório local: Você pode usar tanto o terminal integrado do VS Code quanto o Git Bash para criar um repositório local. Ambos são ferramentas que permitem executar comandos Git, então escolha a que você se sentir mais confortável. No terminal, você pode usar o comando git init dentro do diretório onde deseja criar o repositório.

2. Navegar até o diretório: Você pode criar a pasta tanto pelo Git Bash quanto pelo VS Code. No Git Bash, você pode usar comandos como mkdir nome_da_pasta para criar a pasta e cd nome_da_pasta para navegar até ela. No VS Code, você pode criar a pasta através da interface gráfica e abrir o terminal integrado já na pasta desejada.

3. Gerar um conflito sozinho: Para simular um conflito, você pode fazer alterações no mesmo arquivo em duas cópias diferentes do repositório. Por exemplo, faça uma alteração no repositório local e envie para o remoto. Depois, no GitHub, edite o mesmo arquivo diretamente no site e faça uma alteração diferente. Quando você tentar puxar as alterações do remoto para o local, o Git detectará o conflito, pois as alterações não poderão ser mescladas automaticamente.

4. Clonar novamente o projeto anterior: Não é necessário clonar novamente o projeto anterior, a menos que o exercício especifique isso. Você pode continuar a partir do repositório que já possui, especialmente se ele já estiver configurado com um repositório remoto.

5. Conectando os pontos: Aqui está um passo a passo simplificado para o exercício:

• Crie um novo repositório local com git init.
    • Adicione o repositório remoto com git remote add origin <URL-do-repositório-remoto>.
    • Faça uma alteração no repositório local e use git add e git commit para registrar a alteração.
    • Envie a alteração para o repositório remoto com git push origin master.
    • No GitHub, edite o mesmo arquivo e salve as alterações.
    • No repositório local, use git pull origin master para trazer as alterações do remoto e gerar o conflito.
    • Resolva o conflito manualmente, edite o arquivo e use git add para marcar como resolvido.
    • Faça um commit com git commit para registrar a resolução do conflito.
    • Finalize sincronizando com git push.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.