Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre como funciona o viewport

[02:01] Como funciona? Para que serve o “viewport”? Como o browser não tem como saber o tamanho da tela do dispositivo em polegadas, ele usa a resolução do dispositivo como um parâmetro. Só que como os celulares de hoje em dia tem uma resolução muito alta - podem chegar até 4K alguns celulares - fica difícil saber exatamente quando é um dispositivo - por exemplo: um celular - e quando é um desktop.

[02:32]Então, o “viewport” faz uma conversão desse tamanho em pixels para um tamanho que seja plausível, um tamanho que seja mais amigável para um celular daquele tamanho. Então esses valores de conversão, só temos que tomar cuidado porque esses são valores pré definidos pela própria fabricante do dispositivo, então pode variar, não é um valor muito fixo Pessoal, a parte em negrito simplesmente não fez sentido pra mim. Poderiam me ajudar? Que "tamanho" é esse que é convertido em pixels? Pra mim ficou um pouco confuso. Agradeço se puderem ajudar!

1 resposta
solução!

Olá Bruno, tudo bem?

Quando estamos construindo um layout para o formato de celular, utilizamos um valor em pixel.

No navegador, conseguimos visualizar diferentes valores em píxel de acordo com os celulares presentes no mercado. Abrindo a ferramenta do navegador e colocando para o responsivo, conseguimos ver esse valor aqui:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Entretanto, o que o viewport faz em um celular real é converter esse valor em píxel para um tamanho que seja plausível e o mais coerente com a largura real daquele celular, que é um valor variável.

Espero ter ajudado, em caso de dúvidas fique a vontade para perguntar. Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software