Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Sobre boas práticas e regras como object Calisthenics

Estou fazendo atualmente esse curso PHP de classes, métodos e atributos, e foi sugerido o vídeo sobre esse conceito de otimizar o código e fiquei com uma dúvida: Vale a pena estudar as duas coisas juntas ou é melhor aprender completamente a linguagem para depois entrar em boas práticas? As vezes sinto que tenho bloqueios na hora de programar justamente por pensar em uma solução que seja primeiro "elegante" do que funcional.

3 respostas
solução!

Oii, Miguel.

Aprender uma linguagem de programação e boas práticas ao mesmo tempo pode ser um desafio, mas também pode ser benéfico. Isso porque as boas práticas estão lá para nos ajudar a escrever um código mais limpo, mais fácil de entender e manter. Portanto, se você começar a aprender essas práticas desde o início, pode ser que você desenvolva um bom hábito de escrever um código de qualidade desde o começo.

Por outro lado, tentar aprender tudo de uma vez pode ser esmagador e pode tornar o processo de aprendizado mais lento. Se você sentir que está tendo dificuldades para progredir porque está muito preocupado em escrever o "código perfeito", pode ser melhor focar primeiro em entender bem a linguagem e como ela funciona. Uma vez que você esteja confortável com isso, você pode começar a se aprofundar nas boas práticas.

No caso específico do PHP e da orientação a objetos, acredito que entender bem os conceitos de classes, métodos e atributos é fundamental antes de se preocupar com técnicas de otimização como o Early Return. Afinal, esses conceitos são a base da programação orientada a objetos.

Lembre-se, o mais importante é que você esteja confortável com o que está aprendendo e que você esteja progredindo no seu próprio ritmo. Não há necessidade de se apressar. E, como você mesmo mencionou, às vezes é melhor ter uma solução que seja primeiro funcional do que "elegante". A elegância pode vir com a prática e a experiência.

Ah, tente criar projetos fictícios com o propósito de colocar em prática o que você tem aprendido, tente resolver diferentes problemas por meio da programação, pode ter certeza que isso será benéfico para seu aprendizado.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Muito obrigado cara, deu pra esclaraecer algumas ideias aqui. Eu estou trabalhando em projeto próprio (só pra estudar mesmo) de gerenciamento de uma classe de aula. Está sendo bem legal, espero conseguir botar tudo o que disse na prática.

Vai dar certo hehe! Bons estudos :)