1
resposta

Dúvida sobre arquitetura do projeto

No caso específico do projeto Alura Receitas , onde estamos aprendendo algumas boas práticas de arquitetura. O professor Guilherme organizou os arquivos de views referente aos métodos criar, deletar, e atualizar receitas, na pasta do App Receitas, porém eu entendo que esses métodos são de responsabilidade do usuário. Eu poderia organizar meu código dessa forma, ou existe algum conceito consolidado no mercado e na academia que em situações semelhante a essa, a responsabilidade de manter o CRUD é da própria classe, neste caso, Receita.

Desde já, obrigado.

1 resposta

Oii Maercio, como você está?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Por padrão, o Django cria uma estrutura de pastas quando criamos um projeto para que não seja necessário muitas preocupações ao longo do desenvolvimento. Porém, a documentação do Django não elucida nenhum modo definitivo de estrutura de projetos fora a inicial apresentada na criação.

No caso apresentado por você, as operações de criar, deletar, e atualizar receitas, estão dentro do arquivo views do aplicativo de receitas, pois são operações de CRUD referente ao aplicativo de receitas. No Django, o arquivo de views é responsável por toda parte lógica que irá retornar a renderização do frontend/estética da página. Podemos fazer a analogia que o arquivo de views é o que chamamos de CRUD e por padrão, cada modelo terá uma view. A título de organização também podemos criar uma pasta que irá conter todas as views do projeto ou então, quando a view estiver muito extensa, podemos particioná-la. Deixo abaixo um artigo que trata sobre isso e também, ao longo do curso o instrutor fará algo similar para particionar as visualizações:

O conteúdo recomendado acima está em inglês, o uso da língua inglesa é bem comum na área de tecnologia, mas não se preocupe, caso não tenha afinidade com essa linguagem, recomendo que utilize o tradutor do navegador para uma melhor compressão. Ressalto também que algumas empresas já terão definido alguns padrões de estrutura e que pode acabar variando de lugar para lugar e desenvolvedor para desenvolvedor, mas a grande regra de ouro é manter a consistência e não misturar vários padrões de organização em um mesmo projeto.

Qualquer dúvida fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software