1
resposta

Dúvida sobre a terceira afirmativa.

Boa noite a todos,

a minha dúvida desta vez é mais teórica, acho: se a requisição da busca só é enviada após o método ".send()" ser lido, por que ele só é incluído depois de toda a função que exibe os dados coletados na tela? Isto quer dizer que o programa busca e carrega todos os dados da API e só depois completa a requisição?

1 resposta

Boa noite, Mariana! Como vai?

Vou responder suas perguntas separadamente para facilitar o entendimento!

se a requisição da busca só é enviada após o método ".send()" ser lido, por que ele só é incluído depois de toda a função que exibe os dados coletados na tela?

Antes de mais nada, vamos considerar o código a seguir:

var botaoAdicionar = document.querySelector("#buscar-pacientes");

botaoAdicionar.addEventListener("click", function(){
    console.log("Buscando pacientes...");

var xhr = new XMLHttpRequest();

xhr.open("GET", "https://api-pacientes.herokuapp.com/pacientes");

xhr.addEventListener("load", function(){
        var resposta = xhr.responseText;
        console.log(resposta);
        console.log(typeof resposta);

var pacientes = JSON.parse(resposta);
        console.log(pacientes);
        console.log(typeof pacientes);
    });

xhr.send();
});

Veja que a função anônima passada como segundo parâmetro para o método addEventListener() só será executada quando a resposta da requisição for obtida! Inclusive, por isso, chamamos essa função anônima de função callback! Em outras palavras, uma função callback é qualquer função que seja executada em decorrência de um evento ( nesse caso, o evento é a obtenção da resposta ).

Portanto, colocar o addEventListener() antes do send() não implica que a função anônima será executada antes do send()!

Isto quer dizer que o programa busca e carrega todos os dados da API e só depois completa a requisição?

Não, isso quer dizer que quando a requisição for completada somente então a função anônima será executada e aí sim os dados obtidos da API poderão ser manipulados da forma que vc quiser!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, minha aluna!