Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] SÍNDROME DO IMPOSTOR

Já tinha ouvido sobre a Sindrome do Impostor, e cada vez que procuro mais sobre esse contudo, percebo que muitos possam estar vivendo assim. Eu tenho muito dificuldade em ouvir elogios, e acho que todas as vezes eu tenho que dividir com alguem, mesmo que eu tenha feito sozinha ( eu sei e a pessoa sabe que fiz sozinha). Tenho sempre baixa autoestima, e nada confiante... to seguindo de repente PARO, por vezes desisto e outras menciono que tenho ajuda, etc.

Essas tentativas para melhoras so com ajuda de um profissional ou conseguimos com exercícios diarios de nos policiar das atitudes conseguiremos fazer essa conquista de melhora?

2 respostas
solução!

Olá, Katia! Como vai?

É muito comum sentir dificuldade em receber elogios e ter baixa autoestima quando se vive com a Síndrome do Impostor. Você não está sozinha nessa! <3

Quanto à sua pergunta sobre melhorar essa situação, é importante ressaltar que cada pessoa é única e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. No entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar.

Buscar ajuda de um profissional, como um psicólogo, é uma ótima opção. Eles têm o conhecimento e as ferramentas necessárias para te auxiliar nesse processo de reconhecimento e superação da Síndrome do Impostor.

Além disso, exercícios diários de autoconhecimento e autorreflexão podem ser muito úteis. No exercício que você mencionou, por exemplo, você pode parar para refletir sobre o que mais te surpreendeu ou foi útil ao aprender sobre a síndrome do impostor. Identificar os pensamentos, sentimentos e comportamentos que você reconhece em si também é uma forma de se conhecer melhor e entender como a síndrome afeta você.

Lembre-se de que o processo de melhora pode levar tempo e exigir paciência. Não desista e esteja aberta a experimentar diferentes abordagens até encontrar o que funciona melhor para você.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá, estou bem e espero que também esteja

Muito obrigada pelas orientações, vou buscar a pratica-las.

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software