1
resposta

[Dúvida] Services

Pelo que entendi, e posso estar errado, o service é como o useContext no React? pois ele provê algo que pode ser usado pela aplicação, pois no React criamos o contexto e tudo que está dentro das tags de contexto podem utilizar da informação que está sendo provida pelo contexto. Se meu pensamento estiver correto, seria legal em cursos ou formações de tecnologias similares, como React e Angular ter um video, ou um alura+ fazendo essas comparações, mostrando como que a ideia/logica/uso e a até funcionamento é em cada uma.

Como no React fazemos determinada coisa e como é feita no Angular. Ex. No React usamos o useState, no Angular fazemos assim....

1 resposta

Oi Gabriel, tudo bem?

Entendo sua dúvida sobre a comparação entre o uso de services no Angular e o useContext no React. Embora ambos tenham a função de prover informações para a aplicação, existem diferenças significativas entre eles.

No React, o useContext é utilizado para compartilhar um estado global entre componentes, permitindo que eles acessem e modifiquem esse estado. Já no Angular, os services são utilizados para prover serviços e funcionalidades que podem ser compartilhados entre componentes, como acesso a APIs, manipulação de dados, entre outros.

Um exemplo prático seria o uso de um service no Angular para fazer requisições HTTP a uma API externa. Esse service pode ser injetado em diferentes componentes da aplicação, permitindo que eles acessem os dados retornados pela API de forma centralizada e organizada.

No React, para realizar essa mesma tarefa, seria necessário utilizar o useContext para compartilhar o estado de acesso à API entre os componentes.

Em relação à sugestão de ter um vídeo ou curso que faça comparações entre o React e o Angular, é uma ideia interessante. Você pode fazer sugestões de cursos aqui. E no discord da Alura sempre tem essas conversas sobre frameworks, acredito que você iria gostar bastante, se você ainda não faz parte da comunidade acesse esse link.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software