1
resposta

[Dúvida] Será que teria algum problema fazer assim?

Só por curiosidade mesmo, nos meus olhos de iniciante não sei se teria algum problema escrever assim o código do "Destino existe ou não".

Meu código:

const destino = "China";
let contador = 0;
while (contador <4){
    if(listaDeDestinos[contador]== destino){
        console.log("Destino existe");
        break;
    }else{
        console.log(`Destino não existe, porque não temos ${destino} na nossa lista`);
        break;
    }
    contador +=1;
}

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeSó para zoar um pouco eu coloquei a China. Mas será que está certo eu colocar break no "se" e no "senão"? Teria algum jeito melhor de fazer isso?

Obrigado desde já!

1 resposta

Olá, Victor!

Entendo a sua curiosidade e é ótimo ver que você está explorando diferentes maneiras de escrever o código. No entanto, a maneira como você estruturou o seu código pode não funcionar como esperado.

O problema com o seu código é que ele vai parar a execução do loop while na primeira iteração, independentemente de encontrar ou não o destino na lista. Isso ocorre porque você colocou um break tanto no if quanto no else. O break interrompe o loop atual e continua a execução do programa a partir da instrução seguinte ao loop. Então, seja o destino encontrado ou não, o loop será interrompido na primeira iteração.

Uma maneira mais eficiente de escrever esse código seria remover o break do bloco else. Assim, o loop continuará até que o destino seja encontrado ou até que tenha percorrido toda a lista de destinos.

Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

const destino = "China";
let contador = 0;
let destinoExiste = false;

while (contador < listaDeDestinos.length) {
    if(listaDeDestinos[contador] == destino) {
        console.log("Destino existe");
        destinoExiste = true;
        break;
    }
    contador += 1;
}

if (!destinoExiste) {
    console.log(`Destino não existe, porque não temos ${destino} na nossa lista`);
}

Neste código, se o destino existir na lista, a mensagem "Destino existe" será impressa e o loop será interrompido. Se o destino não for encontrado após percorrer toda a lista, a mensagem "Destino não existe, porque não temos ${destino} na nossa lista" será impressa.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software