O termo correto para esse relacionamento é "Economia de compartilhamento" (ou "Sharing Economy", em inglês), que se refere a um modelo de negócio em que os usuários compartilham recursos e serviços entre si, em vez de comprá-los individualmente. Esse modelo de negócio é característico de empresas como o YouTube e o Vimeo, que dependem da participação ativa dos usuários para manter suas plataformas em funcionamento.
Já a cocriação é um processo em que empresas, marcas ou organizações colaboram com seus clientes ou usuários para criar, desenvolver ou aprimorar produtos, serviços ou experiências. Nesse processo, tanto a empresa quanto os usuários contribuem com ideias, conhecimentos e habilidades para criar soluções que atendam às necessidades e expectativas de ambos os lados.
Um exemplo de cocriação é o processo de desenvolvimento de novos produtos pela Lego. A empresa criou uma plataforma online chamada "Lego Ideas" que permite aos fãs da marca enviarem suas próprias ideias para novos conjuntos de Lego. Os usuários podem enviar suas propostas de conjuntos, que incluem detalhes de design, instruções de montagem e uma descrição do conceito. Os usuários votam nas propostas mais populares e a Lego avalia as que receberam mais votos. Os conjuntos mais populares são desenvolvidos e produzidos pela Lego, e os criadores das ideias selecionadas recebem uma porcentagem das vendas dos seus conjuntos. Esse processo de cocriação permite que a Lego envolva seus fãs na criação de novos produtos, ao mesmo tempo em que obtém ideias e feedback valiosos dos usuários.
Mas, pergunto: existe alguma diferença entre cocriação e a Sharing Economy?