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[Dúvida] Sem fazer o download do GitHub (aula de referencia , Logica de programação) aula 3 atividade 6.

tem como simplificar com cordenadas (X, Y) sem fazer o download do GitHub?

oi boa tarde, duarante o professor indica o github eu não importei quano fui fazer o exercicio sozinho tem simplificar fazendo apenas uma function mas como o sinal se inverte da um bug e eu tive que criar uma segunf=ga function o exercicio esta sento feito no p5.js

//variaveis bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let raio = diametro / 2;

let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

// variaveis raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;

// oponente
let xOponente = 585;
let yOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

// pontos 
let meusPontos = 0;
let oponentePontos = 0;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  moveBolinha();
  bordas();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  moveRaquete();
  raquetada();
  mostraRaquete(xOponente, yOponente);
  moveOponente();
  raquetadaOponente();
  mostraPontos();
  marcaPontos();
}
function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function moveBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function bordas(){
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}
function mostraRaquete(x, y){
  rect ( x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}
function moveRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}
function raquetada(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1
  }
}
function moveOponente(){
  yOponente = yBolinha -40;
}
function raquetadaOponente(){
  if (xBolinha + raio > xOponente && yBolinha -raio < yOponente + alturaRaquete && yBolinha + raio  > yOponente ){
      velocidadeXBolinha *= -1;
      }  
}
function mostraPontos(){
  fill(255);
  text(meusPontos, 235, 35);
  text(oponentePontos, 355, 35);
}
function marcaPontos(){
 if (xBolinha + raio > width){
   meusPontos += 1
 }
 if (xBolinha - raio < 0){
     oponentePontos += 1
 }

a minha duvida e na function raquetada e raquetada do oponente usando a biblioteca do github essa duas se tonam uma só:

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura,
                              xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

eu gostaria de saber, do modo como eu fiz posso simplificar do mesmo jeito? como? se eu deixo para atribuir (x, y) a bolinha fica bugada!

2 respostas

Boa tarde eu não entendi muito bem a sua dúvida! mas vou tentar explicar o que eu interpretei:

É por que a biblioteca que o professor importa no github, é um código pronto que leva em conta diversos tipos de colisão e possíveis bugs + otimizações, ou seja, a função collideRectCircle é criado na biblioteca p5.2dCollide (acho que o nome é esse).

então de certo modo, ele é melhor, por ser mais complexo/dedicado, do que o que o professor ensina antes de importar o arquivo. se você não tiver importado essa biblioteca a função collideRectCircle não existe, por isso deve estar ocorrendo o bug

e, se você analisar o código da biblioteca, talvez você encontra alguma maneira de simplificar a lógica do código!

ok, obrigado, eu gostaria de saber se no meu código sem importar o do github, é possível fazer algo similar?