1
resposta

[Dúvida] Scrum - novo nome pra velha arte de administrar?

Olá, aluranos. Ao assistir às aulas sobre Scrum, sinto como se estivesse num curso de Administração. Só que agora com um novo nome e com a participação de um software... Só eu penso assim? Tipo a calça "Boca de Sino", dos anos 70, que agora se chamam calça "Flare". Valeu!

1 resposta

Olá, Irene!

Entendo seu ponto de vista e é uma observação interessante. De fato, o Scrum e outras metodologias ágeis podem parecer semelhantes a práticas de administração tradicionais, mas com um novo nome e uma abordagem mais moderna.

No entanto, vale ressaltar que o Scrum tem características próprias que o diferenciam de outras práticas de administração. O Scrum é um framework de gerenciamento de projetos complexos que se baseia em valores e princípios ágeis. Ele enfatiza a colaboração, a flexibilidade, a entrega contínua de valor e o feedback constante.

Além disso, o Scrum não se limita a ser uma ferramenta para gerenciar projetos de desenvolvimento de software. Como mencionado no podcast "Scrum e Agile para além de Tecnologia", ele pode ser aplicado em diversos contextos e indústrias, ajudando na transformação digital dos negócios.

Um exemplo prático disso é a aplicação do Scrum em uma empresa de varejo. A equipe pode usar o Scrum para planejar e executar a implementação de uma nova estratégia de marketing, por exemplo. Eles dividiriam o projeto em sprints, realizariam reuniões diárias para discutir o progresso e os obstáculos, e ao final de cada sprint, revisariam o trabalho realizado e planejariam o próximo sprint. Isso permite que a equipe se adapte rapidamente às mudanças e entregue valor contínuo.

Portanto, embora o Scrum possa ter semelhanças com práticas de administração, ele traz uma abordagem única e flexível para o gerenciamento de projetos complexos que pode ser aplicada em uma variedade de contextos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software