Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Salvar Imagens em dois projetos diferentes do Laravel

A dúvida é talvez relativamente simples, mas é basicamente o que está no título.

Eu tenho 2 projetos Laravel independentes, onde um é o painel de administração (Projeto 2) do site principal (Projeto 1). A minha dúvida é como eu posso armazenar imagens que são salvas através do Projeto 2 na pasta public do Projeto 1 para que essas imagens possam ser acessadas?

Basicamente no servidor que vou fazer deploy de ambos o projetos a estrutura seria algo como: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Eu até encontrei um código que cria um disk no filestystems, e me pergunto se essa é a melhor opção. Eis o código:

'public' => [
            'driver' => 'local',
            'root' => '/home/xxx/www',
            'url' => env('APP_URL').'/storage',
            'visibility' => 'public',
        ],
2 respostas
solução!

Oi Elisame, tudo bem?

Para armazenar imagens do Projeto 2 na pasta public do Projeto 1, você pode utilizar a opção de criação de um disk no filesystems como você mencionou. Essa é uma opção válida e pode funcionar bem para o seu caso.

No entanto, é importante ter em mente que, ao utilizar essa abordagem, você precisará garantir que os dois projetos estejam no mesmo servidor ou tenham acesso a um local compartilhado para armazenar as imagens. Além disso, você precisará configurar corretamente as permissões de acesso à pasta public do Projeto 1 para que as imagens possam ser acessadas.

Uma alternativa que você pode considerar, se for o caso claro, é utilizar um serviço de armazenamento em nuvem, como o Amazon S3 ou o Google Cloud Storage. Com esses serviços, você pode armazenar as imagens em um local centralizado e acessá-las em ambos os projetos. Dessa forma, você não precisa se preocupar com a configuração de permissões e pode ter uma maior escalabilidade e flexibilidade.

Um abraço e bons estudos.

Entendi.

Como é um projeto muito pequeno acho que não valeria a pena usar a AWS - que é pago por sinal, se não me engano. Eu vou testar esse código, se der tudo certo eu marco essa sua resposta como solução!

EDIT: Resolvi esse problema usando a URL absoluta para o caminho das imagens, no caso ficou:

http://admin.meudominio.com.br/storage/produtos/nome-da-imagem.jpg

Obrigado!