4
respostas

[Dúvida] Relacionamentos eis a questão

Professor, primeiramente parabenizar pelo curso prestado. Bem, vamos lá. Tenho cerca de 20 anos de experiência em TI. Vivi tudo que vc possa imaginar nesse mundão de Deus. Estou cerca de 6 anos sem desenvolver em banco de dados. Minha carreira como técnico foi mexer com sql server, postgrees e db2. Estes 6 últimos anos fui migrando para parte gerencial. Agora voltei para o técnico mas com a minha função gerencial, meio que híbrido. rs. Em 18 dias agora, fiz todo um trabalho de criar um DW automatizado, usando praticamente as técnicas passadas por vc. Fiquei até feliz porque fui fazer esse curso para usar possíveis melhorias no meu DW, por estar muitos anos sem praticar a minha vida técnica, onde fiquei surpreso por ter usado as técnicas apresentadas . Aí vem a pergunta. Fui DBA praticamente trabalhando com bancos relacionais, então fazer um relacionamento entre tabelas pra mim é algo natural.

Perguntas:

1 - Então, este trabalho que fiz agora, não me preocupei em fazer os relacionamentos. O que vc acha sobre isso? Consegui fazer tudo bem amarrado, nomeando os atributos das tabelas seguindo o mesmo padrão relacional, porém sem fazer as amarrações físicas.

2 - Estou usando PBI e percebi que o relacionamento pode ser feito no próprio PBI. É isso mesmo? Estou seguindo o caminho certo? Ou vc acha que devo investir nos relacionamentos físicos.

3 - Para a apresentação dos dados do PBI, criei um única OLAP, onde criei todos os cálculos necessários para os relatórios. São milhões de registros, e mesmo assim os PBIs criados estão muito rápidos. Esse seria o caminho mesmo?

Gostaria de sua opinião para estas 3 perguntas, abraço.

4 respostas

Bem, andei pesquisando e já achei a resposta. Tive resposta tb nos outros cursos que fiz logo depois desse.

Oi, Fabiano! Tudo certo por aí?

Sinto muito em demorar a te dar um retorno.

Fico feliz que você achou as respostas para suas dúvidas! E também acho bem legal como você ainda está utilizando as ferramentas, performando hibridamente as funções e podendo usar os recursos mais aprofundados do Power BI.

Se ainda precisar de ajuda, pode contar conosco! :)

Abraços e bons estudos!

Olá. Estranho me responderem isso quase 7 meses depois. Já percebi que a Alura vem falhando em muitos pontos. Primeiro sobre a segurança de pagamento de seus clientes, e também na dúvidas que temos. Isso é reflexo provavelmente do crescimento da empresa em quantiade de clientes mas não está tendo um crescimento proporcional de colaboradores. Fica quase 7 meses para responde uma dúvida? Meu Deus. Não é com vc pessoalmente, viu? É realmente com a Alura que não está fazendo o seu trabalho.

Fabiano, agradeço a sinceridade e o retorno com o feedback. Sinto muito, aliás, pela demora e por isso ter causado um impacto diretamente em seus estudos. Mesmo após ter demorado bastante tempo, estamos nos esforçando para atender mais as demandas de nossos estudantes aqui no fórum.

Inclusive, visando melhorarmos nossos processos de suporte ao aprendizado de nossos alunos e alunas, além de termos a possibilidade do uso Discord, onde temos um servidor bem ativo para troca de conhecimentos e fazer networking, estamos buscando também aprimorar nossos processos internos para diminuir o tempo de resposta.

Além disso, estamos adotando o uso de IA, como a Luri. Ela está disponível dentro dos cursos e consegue dar respostas com uma agilidade maior que a humana sobre as dúvidas dos cursos.

Novamente, obrigada pelo retorno. Ainda estou à disposição se precisar de ajuda com outra coisa.

Abraços!