Professor, primeiramente parabenizar pelo curso prestado. Bem, vamos lá. Tenho cerca de 20 anos de experiência em TI. Vivi tudo que vc possa imaginar nesse mundão de Deus. Estou cerca de 6 anos sem desenvolver em banco de dados. Minha carreira como técnico foi mexer com sql server, postgrees e db2. Estes 6 últimos anos fui migrando para parte gerencial. Agora voltei para o técnico mas com a minha função gerencial, meio que híbrido. rs. Em 18 dias agora, fiz todo um trabalho de criar um DW automatizado, usando praticamente as técnicas passadas por vc. Fiquei até feliz porque fui fazer esse curso para usar possíveis melhorias no meu DW, por estar muitos anos sem praticar a minha vida técnica, onde fiquei surpreso por ter usado as técnicas apresentadas . Aí vem a pergunta. Fui DBA praticamente trabalhando com bancos relacionais, então fazer um relacionamento entre tabelas pra mim é algo natural.
Perguntas:
1 - Então, este trabalho que fiz agora, não me preocupei em fazer os relacionamentos. O que vc acha sobre isso? Consegui fazer tudo bem amarrado, nomeando os atributos das tabelas seguindo o mesmo padrão relacional, porém sem fazer as amarrações físicas.
2 - Estou usando PBI e percebi que o relacionamento pode ser feito no próprio PBI. É isso mesmo? Estou seguindo o caminho certo? Ou vc acha que devo investir nos relacionamentos físicos.
3 - Para a apresentação dos dados do PBI, criei um única OLAP, onde criei todos os cálculos necessários para os relatórios. São milhões de registros, e mesmo assim os PBIs criados estão muito rápidos. Esse seria o caminho mesmo?
Gostaria de sua opinião para estas 3 perguntas, abraço.