Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida relacionada às Arrow Functions e Objeto Global "Window"

Boa tarde, pessoal, tenho mais uma dúvida conceitual.

No código abaixo, como eu posso saber que "setInterval" é global e acessível em qualquer canto do nosso código?

Na minha cabeça, todos os "this" dentro do contexto da classe são referenciados à Instância.

Alguém pode me ajudar?

class Relogio {

constructor() {
        this._segundos = 0;

setInterval(function () {
            console.log(++this._segundos);
          }, 1000);
    }
}

var relogio = new Relogio();
3 respostas
solução!

Boa noite, Cauê!

O this do JavaScript é um assunto complexo! Eu recomendo muito ler, com paciência, os capítulos 1 e 2 do livro You Don't Know JS: this & Object Prototypes (em inglês). Ele entra bem a fundo no assunto, explicando primeiro o que this não é e depois o que ele é e como funciona.

Eu vou tentar explicar de forma simples o que acontece no seu código de exemplo.

Normalmente, o valor de this é atribuído no momento em que a função é chamada, recebendo o contexto em que foi chamada (e não quando ela é definida, como normalmente imaginamos. Não é assim que costuma funcionar em outras linguagens). Funções de callback, como a que você definiu dentro de setInterval, são chamadas posteriormente, fora do contexto da classe que você está definindo. É como se "perdessem" a ligação com o this do objeto sendo criado. (Na verdade, não se perde a ligação; nunca houve essa ligação. Mas eu acho mais fácil raciocinar assim :)

O que podemos fazer? Uma forma é fazer com que a função "leve" o this do objeto com ela, usando o método bind:

setInterval(function () {
  console.log(++this._segundos);
 }.bind(this), 1000);

Agora, lembra que eu disse que "normalmente" funciona assim? Isso porque com as arrow functions as coisas funcionam de forma diferente. Elas não são apenas uma forma mais curta de se escrever funções. Elas também tem uma maneira diferente de lidar com o this. Elas capturam o this do escopo onde foram definidas. No exemplo a seguir, a arrow function captura o this do lugar onde setInterval foi chamado, no caso o objeto sendo criado por new Relogio:

setInterval( () => console.log(++this._segundos), 1000);

O resultado final acaba sendo o mesmo do exemplo anterior.

Espero que a explicação tenha feito algum sentido, Cauê! Como eu disse, o funcionamento do this não é simples. E eu realmente recomendo a leitura que eu citei; ela é bem detalhada e esclarece bastante o assunto. Até logo!

Boa noite, Pablo, agradeço muito a sua explicação, ainda mais sendo Sábado!

Realmente o "This" já me fez pausar muitas vezes os cursos das Alura hahaha.

Entendi o funcionamento delas, finalmente!!!

Para mim, aprender, ficar muito mais "simples" quando eu entendo o que esta acontecendo dentro do código em termos de conceitos, o que acaba me atrasando as vezes porque nem tudo é simples rs rs.

Com certeza não só vou ler os capítulos sugeridos, como o livro inteiro hahaha.

Agradeço novamente, Pablo.

Tenha um ótimo fim de semana.

Muito boa a explicação. Porém o texto da aula ainda é confuso.

O que o instrutor quis dizer com "setInterval é global e acessível em qualquer canto do nosso código" ?

É por que é um método do protype de window?