Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Queria entender a logica por trás do -raio

Por que quando a bolinha vai pra cima temos que subtrair o raio e quando vai pra baixo temos que somar o raio? Essa parte me deixou um pouco confusa, queria compreender melhor essa logica, eu entendo o porque temos que somar o raio com o y ou o x ,mas não porque temos que subtrair.

1 resposta
solução!

Oi Adna! Tudo bem por aí?

No P5.JS, e em geral sempre que programamos utilizando um canvas (a tela em que nosso jogo aparece), nós determinamos as posições através de coordenadas em um plano cartesiano.

Observe na imagem como o plano cartesiano do P5.JS funciona:

Imagem de um plano cartesiano simples. No vértice superior direito estão as coordenadas 0, 0. O eixo x está na parte de cima e cresce para a direita, até o número 6. O eixo y está na parte da esquerda e cresce para baixo, até o número 6

• As coordenadas 0, 0 estão no canto superior esquerdo;
  • Quanto maior o valor de x, mais à direita;
  • Quanto maior o valor de y, mais abaixo.

Quando desenhamos nossa bolinha, as coordenadas estão exatamente no centro do círculo, e o raio é o valor que vai do centro até alguma extremidade. Ao subtrair o valor do raio de y, teremos as coordenadas exatas da extremidade superior do círculo, e ao subtrair de x, as coordenadas da extremidade esquerda do círculo.

O mesmo acontece com a raquete. Em algum momento do curso, calcularemos yRaquete + raqueteAltura para podermos chegar na extremidade inferior da raquete, afinal as coordenadas iniciais do retângulo ficam na ponta superior esquerda:

Um quadrado preto. Perto do centro há um círculo branco com um x vermelho marcando a parte mais superior. Logo acima está escrito y Bolinha menos raio. No lado direito há um retângulo branco representando a raquete do jogo Pong. Há um x vermelho no vértice esquerdo inferior e ao lado está escrito y Raquete mais raquete altura

Vou deixar aqui um artigo bem legal que explica melhor sobre o plano cartesiano do P5.JS para que você possa explorar um pouquinho mais:

Adna, espero ter ajudado. Estou à disposição!

Forte abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!