Gente, eu tinha certeza que o Profº tinha mudado o nome do CSS da página principal para "style-home.css", mas notem que ele está editando o "style.css".
É isso mesmo, ou eu tô ficando doido? rs...
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gente, eu tinha certeza que o Profº tinha mudado o nome do CSS da página principal para "style-home.css", mas notem que ele está editando o "style.css".
É isso mesmo, ou eu tô ficando doido? rs...
Boa tarde, é bom você separar as partes da sua página web para que quando o seu projeto cresça ele fique mais organizado por exemplo nessa imagem se eu tivesse apenas um arquivo css ele teria mais de 1000 (mil) linhas de código. E o nome também é uma das partes mais importantes para saber de cara qual parte aquele arquivo css está se referindo, style-home.css é uma boa opção mas poderia ser tambem - home.css - pagina-inicial.css - pagina_principal.css
Dizem que escolher nome de pastas e classes é mais difícil do que fazer o próprio codigo
É essencial separar cada página do site em um arquivo css diferente e SE QUISER separar na mesma página o header do body e do footer se forem muito complexos
Veja que na imagem eu separei em pastas css, index, imagens e js
Fala Raul! Primeiro, obrigado pelo apoio cara.
Show de bola a sua organização, isso realmente faz toda diferença quando temos muitos projetos, arquivos e linhas.
Na imagem que postou eu percebi que na sua pasta de CSS não tem nenhum arquivo "style-home.css" ou outro que faça referência a página inicial. Nesse projeto que o Profº Pedro propos (da barbearia), você está usando o mesmo arquivo CSS da página de produtos para a página inicial?
Nota: eu tava aqui pesquisando nos vídeos anteriores e encontrei a aula em que ele pede pra gente renomear os arquivos CSS, justamente para trazer essa organização que citou. Veja: https://cursos.alura.com.br/course/html5-css3-formularios-tabelas/task/60669 Ele cita essa mudança aos 3:16 do vídeo.
Neste caso, ele fica com dois arquivos style... Um "style.css", que seria referente a página de produto e o outro "style-home.css", referente a página inicial.
A minha dúvida se dá porque nesses últimos vídeos ele está editando o arquivo "style.css", mas tratando a página inicial.
Estou BUGADO, rs...
Oi, Robson.
Acho que você deixou passar um detalhe na aula anterior. Ele troca o css para deixar as duas páginas com o mesmo estilo.
Aqui está o link para a aula (ele fala isso em 0:54): https://cursos.alura.com.br/course/html5-css3-avancando-css/task/63317
sei kkk, no caso eu usei index.html mesmo para a página principal e style.css para um estilo geral do html. eu fiz várias páginas porém com estilos em comum ai eu usei somente o style.css para todos eles
um exemplo para ficar mais fácil de entender
pense em um site grande qualquer tipo coca-cola por exemplo, ai tem 10 páginas com a logo da coca-cola em cima, ai você não precisa fazer 10 vezes o mesmo código, você pode fazer uma vez e colocar em todas as páginas. eu usei style.css mas poderia ser estilos-em-comum.css eu não sou muito bom em dar nomes mas é por ai kkk
perceba que eu coloquei 4 css no index.html porém eu fiz cabeçalho, body e rodapé tudo no style.css pois as outras páginas possuem o mesmo cabeçalho e rodapé, eles são exatamente iguais mesmo e não tinha necessidade de fazer tudo de novo. E nas outras páginas eu fiz apenas o body que cada um tem elementos diferentes ai não tem como reaproveitar :(
vou dar uma dica legal pra você reaproveitar códigos
perceba nessa outra imagem que em vez de colocar display flex em todos os titulos, eu faço uma classe flex e coloco em todos que eu quero alinhar ao centro
assim eu não preciso colocar isso toda vez
display: flex;
justify-content: center;
align-items: center;assim economizo essas 3 linhas por cada item que levaria esses codigos repetidos
eu sei que isso não tem a ver com os arquivos mas agora ja foi a dica hehe
Gabriel e Raul, muito obrigado! É nítido que vocês estão anos a minha frente. É muito bom poder contar com alguma ajuda nessa fazer de aprendizado inicial.
Valeu mesmo galera.