3
respostas

[Dúvida] Qual a vantagem da ação por parâmetros?

Na aula é ensinado como filtrar a tabela com base em uma lista de parâmetros, porém não percebi vantagem alguma de fazer isso sendo que podemos simplesmente criar um filtro, é infinitamente mais rápido, simples e permite selecionar todos os valores quando não quiser filtrar.

Qual a vantagem do método apresentado na aula?

3 respostas

Oi, Renan, tudo certo contigo?

Desculpe a demora em te responder.

Ótima ponto que você abordou! Embora criar um filtro tradicional seja mais rápido e simples, o uso de parâmetros pode ser benéfico em várias situações específicas, olha só:

  • Por meio dos parâmetros, em vez de fornecer apenas um filtro estático, permitimos ao usuário selecionar diferentes valores em uma lista predefinida ou até mesmo digitar valores manualmente, tornando o Dashboard muito mais flexível!

  • Durante a análise dos dados presentes em um Dashboard, o usuário consegue rapidamente manipular a visualização de modo a encontrar informações de interesse, tornando, inclusive, esse exercício mais preciso— um exemplo é o controle de tempo (visualizar informações de um período ou data específicos);

  • Conseguimos utilizar os parâmetros (e consequentemente a ação por parâmetros) em distintas bases de dados, o que pode ser bastante útil dependendo dos nossos objetivos.

Renan, a ação por parâmetros é um recurso bem interessante que pode nos ajudar a construir relatórios e dashboards. Visualizar onde aplicá-la (e encontrar outros benefícios além destes que comentei) é algo que construímos conforme experienciamos novos cenários e desafios :)

Espero que tenha ficado mais claro as vantagens dessa ferramenta! Qualquer dúvida, pode contar comigo.

Um forte abraço, Renan!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Boa noite, tudo bem comigo, e com você?

Sinceramente agora eu já havia sanado a dúvida, porém gostaria de deixar um feedback sobre a abordagem do curso em relação aos parâmetros. Acredito que o exemplo utilizado no curso seja pouco prático e útil, subestimando muito a capacidade e potencial dos parâmetros, inclusive me recordo que quando terminei o curso eu não entendia o motivo de gastarmos tempo fazendo um parâmetro sendo que eu utilizei um filtro no exemplo apresentado e funcionou tão bem quanto, sendo a única diferença é que foi bem mais fácil e rápido fazer o filtro.

Óbvio que pode ser apenas a minha experiência, mas acredito que esse exemplo "prático" foi uma péssima escolha. Sendo assim eu gostaria de sugerir um exemplo que eu acredito que seja mais interessantes, utilizar os parâmetros para calcular a diferença entre dois períodos. Um exemplo disso seria para um dashboard de vendas, criaria-se dois campos calculados que somarias as receitas apenas se elas atendessem as condições determinadas pelos parâmetros. Porém seria na lógica de que os campos seriam determinados por parâmetros diferentes. Um campo chamado "Valor - A" seria determinado pelo "Ano - A", "Semestre - A" e "Mês - A" por exemplo, assim como o "Valor - B" seria determinado pelo "Ano - B", "Semestre - B" e "Mês - B". Dessa maneira poderia-se criar um terceiro campo calculado que fizesse a diferença (seja ela percentual ou em valores nominais) do "Valor - A" e do "Valor - B", logo quem estivesse utilizando o dashboard seria capaz de perceber quem foram os principais produtos, linhas, clientes etc que mais cresceram e caíram, podendo modificar sempre que quissessem o período de referência.

Também estou bem, Renan!

Muito obrigada por compartilhar seus pensamentos com a gente e pelo cuidado em trazer uma sugestão e explicá-la. Ela é bastante válida e interessante, principalmente porque explora o poder e as oportunidades de uso dos parâmetros no Tableau.

Estamos cientes sobre a abordagem de parâmetros neste curso e recebemos sua sugestão de coração aberto!

Seu feedback é muito valioso para nós, Renan. Isso nos ajuda a construir um olhar diferente sobre os nossos conteúdos, sempre indo em busca de melhorias, então, obrigada!

Abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software