1
resposta

Dúvida: Publicação de Plan na Web

Minha duvida é: Ao publicar a plan do google ela fica disponível para todo mundo que quiser entrar e achar? Se sim, tem como privar? Para corporações deixar público não é o ideal!

1 resposta

Oii Maria, como você está?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Muito interessante sua pergunta e preocupação com a integridade e segurança dos dados. Quando clicamos na opção de publicar a planilha para web, ela fica disponível para todo público, todos poderão ver essa página. Para o contexto de empresas, isso é prejudicial, uma vez que estaremos trabalhando com dados sensíveis. Atualmente, nas versões mais recentes do Power BI é possível importar os dados de forma nativa, ou seja, temos um botão para importar diretamente do Google Sheets sem precisar publicar a planilha na web. Através dessa opção, apenas você e pessoas com quem você compartilhou a planilha terão acesso aos dados.

Para compartilhar uma planilha, basta clicar em "Arquivo" -> "Compartilhar com outras pessoas" e adicionar o e-mail das pessoas que você deseja que tenha o acesso.

Já para importar essas informações dentro do Power BI sem necessitar de um link público será necessário mais passos, deixo abaixo como poderá realizar essa operação:

  • Dentro do Power BI, na guia “Página Inicial”, clique em “Obter Dados” e pesquise na caixa de texto por “Google”. Selecione a opção “Planilhas Google” e clique em “Ok”.:

    Tela com fundo branco, da guia “Obter Dados”. Na caixa de pesquisa tem o texto “Google” e está grifado de vermelho, do lado esquerdo dessa janela. Do lado direito, a terceira opção é a escolhida “Planilhas do Google” e está grifado de vermelho

  • Abrirá uma nova janela para você colocar o link da sua planilha e esse link é exatamente a url da planilha que aparece no topo do navegador:

    Imagem com o fundo preto, onde mostra a URL da página sendo selecionada. A URL é de uma planilha do Google, que tem o título de “Dados Fictícios”. Na imagem não mostra as informações dessa planilha.

  • Copie a url da planilha, cole na janela que foi aberta no Power BI e selecione “Ok”.

  • Na janela seguinte, aparecerá uma tela para que seja efetuado o login para acessar a planilha. Clique em “Entrar” e digite as informações de login da sua conta do Google:

    Imagem com fundo cinza a esquerda e que possui o nome “Conta do Google”. Do lado direito, fundo branco e com dois botões “Entrar” e abaixo dele, o botão “Voltar”, do lado direito do botão “Voltar” tem as opções de “Conectar” e “Cancelar”

  • Ao realizar o login, será pedido para confirmar o acesso do Power BI para acessar os dados da conta do Google, basta clicar em continuar.

    Imagem com fundo branco, da tela do Google que está escrito “o app Power BI Desktop quer acessar sua conta do Google” e no canto inferior direito tem dois botões, “cancelar” e “continuar”

  • Após isso, volte no Power e clique em “conectar” e você deverá visualizar os dados da planilha dentro do Power sem dispor de um link público.

Com isso, apenas você, ou usuários com quem você compartilhou a planilha terão acesso aos dados e conseguirão utilizá-los no Power BI, preservando pela segurança e não exposição dos dados.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software