Boa noite,
Meu ping pong não esta marcando a pontuação corretamente. Ele começa marcando a pontuação corretamente mas entre um ponto e outro, ele contabiliza 2 ou ate mais pontos de uma vez. Alguém poderia me ajudar?
Boa noite,
Meu ping pong não esta marcando a pontuação corretamente. Ele começa marcando a pontuação corretamente mas entre um ponto e outro, ele contabiliza 2 ou ate mais pontos de uma vez. Alguém poderia me ajudar?
Olá, Jullian, tudo bem?
Essa pontuação a mais no seu jogo é devido à bolinha ficar presa na raquete. Para solucionar esse problema, uma das possibilidades é de que sempre quando for computado o gol, a bolinha voltar ao centro, isso evita que a bolinha fique entre a raquete gerando vários pontos.
Neste caso, basta que você adicione um bloco de movimento “mude x para 0”.
Como na imagem abaixo:
Coloquei a posição x igual a 0, que é o centro do canvas, mas você também pode deslocar a bolinha para uma posição x um pouco mais a frente da raquete.
Abaixo deixo o remix do seu código com as alterações.
Espero ter ajudado.
Fico à disposição caso surja dúvidas.
Abraços e bons estudos!
Eu vi o remix e de fato é uma boa sugestão. Mas eu vi no remix também que em alguns momentos ele deixa de, tanto contabilizar os pontos quanto de sair o som ao bater a bolinha na borda. Isso e um bug aleatório ou é algo que eu também posso corrigir na codificação?
Olá, Jullian, tudo ok?
Obrigada pelo retorno.
Excelente observação!
Note que o momento em que a bolinha não marca ponto, é quando ela bate exatamente na quina da raquete.
Isso acontece, pois no mundo ideal o nosso if
das verificações só acontece uma vez por raquetada. Mas entrando bem na quina a bola consegue ficar em um espaço bem pequeno onde ela ativa esse if
várias vezes, fazendo aquele zig-zag e aquele barulho chato.
Além de, aparentemente, bugar a colisão do Scratch impedindo a gente de computar os pontos e fazer o som da bolinha.
Podemos resolver isso dando um “empurrão” quase imperceptível na bola sempre que ocorrer a raquetada.
Segue o código abaixo:
Primeiro eu separei a verificação do toque para cada raquete, depois fiz com que a bola fosse para uma posição logo a frente da raquete, evitando assim que a colisão aconteça várias vezes por raquetada!
A solução acima também resolve o problema do som.
Além dessas alterações, coloquei a posição x da pontuação para -225 e 225. Para assim ficar mais assertivo. Como na imagem abaixo:
Espero ter ajudado.
Caso surja dúvidas, estou à disposição.
Abraços.
Boa tarde Monalisa,
Eu fiz os ajustes de acordo com o seu remix e deu certo. Obrigado pela ajuda!!!