6
respostas

[Dúvida] Programar o movimento da bolinha através da tecla.

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentoBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete1();  
  movimentoRaquete();
}

function movimentoRaquete() {
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete1 -= 10;
  }
}

Na parte escrita "UP_ARROW" ela aparece escrito em vermelho. Quando aperto play e pressiono a tecla ela não reage. ja tentei usar (keyIsDown("UP_ARROW")) e (keyIsDown('UP_ARROW'))

6 respostas

Oi, Guilherme! Tudo bem?

Segundo o código enviado estamos definindo o movimento da raquete apenas para cima, comando esse que está correto, entretanto, para a movimentação da raquete ocorrer como planejamos é preciso adicionar o comando que define o movimento para baixo também, deixando-o da seguinte forma:

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentoBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete1();  
  movimentoRaquete();
}

function movimentoRaquete() {
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete1 -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete1 += 10;
  }
}

Lembrando que para conseguirmos interagir com o jogo precisamos clicar na sua tela ao o iniciarmos. Caso, mesmo após as alterações e mesmo clicando na tela ao iniciar o jogo o problema persista, peço que me envie o link do seu projeto no p5.js para que eu possa avaliar o que pode estar acontecendo de forma mais assertiva.

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Oi, tudo bem.

Quanto ao código de mover eu entendi. Mas quando eu executo a raquete não reage ao clique, já tentei usar o código que você passou, mandei executar no "function draw(){...}" e mesmo assim a situação é a mesma.

Código da minha programação é esse: https://editor.p5js.org/Guilherme510/sketches/qoA4Jljy1

Essa é minha duvida referente ao código, como pode ver o UP_ARROW e DOWN_ARROW estão em vermelho e não estão funcionando, enquanto o do professor fica em azul mesmo o código sendo o mesmo Essa é minha duvida referente ao código, como pode ver o UP_ARROW e DOWN_ARROW estão em vermelho e não estão funcionando, enquanto o do professor fica em azul mesmo o código sendo o mesmo

Tive o mesmo erro. Conseguiu resolver?

Ainda não, estou aguardando resposta.

No aguardo por uma resposta também

Meu código também não movimenta a barra https://editor.p5js.org/AwayRafael/sketches/Nwi5rl32f

tive o mesmo problema com o atalho UP_ARROW alguém já conseguiu resolver?