Rodnei, um primeiro ponto a observarmos é o seguinte: quando falamos de "máximo" de entrega de valor, se nos focarmos no negócio, o desempenho da equipe não tem correlação direta sempre. Imagine o seguinte: uma equipe A, super produtiva, trabalhando em cima de itens que adicionam valor médio ao negócio e outra equipe B, mais lenta, não tão esmerada, mas que trabalhou em itens de espetacular adição de valor ao produto. Podemos dizer que a equipe B entregou mais? Do ponto de vista do negócio, sim, mas do ponto de vista de indicadores de projeto, não. Veja como as coisas são extremamente relativas no Ágil.
O que a organização deve buscar é a geração de produtos de maior valor para o negócio. Quanto à produção da equipe, ao longo do tempo vamos aprendendo a avaliar, cabendo sim procurarmos melhorar a produtividade e selecionarmos bem nossos fornecedores.
Já vi equipes com baixa produtividade mas que não geravam produtos com defeitos e as escolhas dos itens a serem entregues eram de grande impacto positivo no negócio e as coisas caminharam bem assim, apesar de não ter havido grande quantidade ou taxa de entregas.
Isto não quer dizer que devemos deixar de lado a excelência da equipe, mas é apenas um lembrete de como o todo deve ser analisado, sempre.