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[Dúvida] [Produtividade da Equipe Ágil]: Como saber se a equipe está entregando o máximo de valor por SPRINT

Avaliando as modalidades de contratação, fiquei na dúvida sobre a possibilidade de obtermos do fornecedor o máximo de valor nas entregas do SPRINT. Entendo que para isso caberá ao fornecedor compor a equipe que possua sinergia, conhecimento na linguagem a ser usada, nos frameworks existentes para otimizar, consigam reduzir as mudanças nas entregas. Compreendo que o fornecedor é responsável por realizar esses acompanhamentos e ao cliente em acompanhar e cobrar essa qualidade. Pode compartilhar algum case onde isso tenha ocorrido?

Obrigado. Abs,

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Rodnei, um primeiro ponto a observarmos é o seguinte: quando falamos de "máximo" de entrega de valor, se nos focarmos no negócio, o desempenho da equipe não tem correlação direta sempre. Imagine o seguinte: uma equipe A, super produtiva, trabalhando em cima de itens que adicionam valor médio ao negócio e outra equipe B, mais lenta, não tão esmerada, mas que trabalhou em itens de espetacular adição de valor ao produto. Podemos dizer que a equipe B entregou mais? Do ponto de vista do negócio, sim, mas do ponto de vista de indicadores de projeto, não. Veja como as coisas são extremamente relativas no Ágil.

O que a organização deve buscar é a geração de produtos de maior valor para o negócio. Quanto à produção da equipe, ao longo do tempo vamos aprendendo a avaliar, cabendo sim procurarmos melhorar a produtividade e selecionarmos bem nossos fornecedores.

Já vi equipes com baixa produtividade mas que não geravam produtos com defeitos e as escolhas dos itens a serem entregues eram de grande impacto positivo no negócio e as coisas caminharam bem assim, apesar de não ter havido grande quantidade ou taxa de entregas.

Isto não quer dizer que devemos deixar de lado a excelência da equipe, mas é apenas um lembrete de como o todo deve ser analisado, sempre.

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