Olá Priscilla, espero que você esteja bem.
Primeiro veja o processo de gestão da mudança como a forma de você PREVER e CONTROLAR mudanças no seu projeto (escopo, prazo, custo, qualidade, etc.)
Logo, veja que no planejamento você pode analisar a probabilidade de ter mudanças em seu projeto. (posso dar alguns exemplos de alguns projetos que participei)
a) no planejamento identificamos a possibilidade de que o escopo do projeto pudesse ter mudanças (se for de apliação do escopo, busque fazer em um segundo momento, se isso for possível. Se for de redução do escopo, busque identificar o que tem maior valor para o negócio, não para a equipe técnica)
b) mudança de prazos (a diretoria por exemplo, pede para executar um projeto de 12 meses em 6 meses . É o classico problema da mulher grávida. Será que contratando 2 mulheres conseguimos gerar um bebê em 9 meses? Veja que normalmente ao reduzir o projeto a conta nao fecha. Não é simplesmente dobrar a quantidade de recursos e tudo ficará certo, pois a complexidade aumenta)
c) mudança de prazos - ao reduzir o prazo de um projeto, podemos conseguir entregar reduzindo a qualidade do projet. etc.
Entao, veja que nem sempre no planejamento vamos conseguir saber o que vai acontecer no projeto, logo no planejamento vamos tentar PREVER o que pode acontecer simplesmente.
Agora, quando estamos na EXECUÇÃO do projeto, o que é feito é CONTROLAR de fato as mudanças e mitigar os riscos da melhor forma possível.
O monitoramento e controle poderá ser aplicado a qualquer área do conhecimento, mas é importante ter entendimento de cada fase PLANEJAMENTO ou EXECUÇÃO separadamente para comprender melhor o caso e suas aplicações
Espero ter ajudado.