Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[Dúvida] Problema de conectar o postgres no dbeaver

Fiz todos os passos do projeto, depois do migrate nao consigo conectar no dbeaver, ele aparece esse erro.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O docker Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O meu .env DATABASE_URL="postgresql://postgres@localhost:5432/codeconnect_dev"

Como esta o docker-compose.yaml Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

6 respostas

Salve, Leonardo!

A mensagem de erro do dbeaver é que tá faltando a senha do banco de dados, de repente no teu primeiro acesso tu não marcou pra salvar a senha.

Clica com o botão direito do mouse em cima da connection e depois clica em "Edit connection":

Depois da uma olhada na area da autenticação:

e dá um check se o "save password" tá marcado e se a senha em si ta preenchida. Se não for isso ou se não funcionar, manda msg aqui pra gente!

Bom dia!

Em relação a senha, ela não existe, pelo menos não foi criada nenhuma na aula.

Eu acredito que tenha seguido os passos corretamente, e com base na aula https://cursos.alura.com.br/course/next-js-construa-aplicacoes-postgres-prisma/task/152015 , não é inserido nenhuma senha, tanto no dbeaver, .env ou docker-composer.yaml.

Esse print é direto da aula Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Eu estava procurando no forum aqui da alura e encontrei que se trocasse o port dava certo, fiz igual ao desse tópico aqui https://cursos.alura.com.br/forum/topico-erro-ao-conectar-no-postgres-docker-344766 coloquei a porta do postgres para 5423 e consegui conectar

Boa, então é alguma coisa que o dbeaver não tá gostando.

As configurações que a gente faz no curso são essas:

environment:
      POSTGRES_DB: codeconnect_dev
      POSTGRES_HOST_AUTH_METHOD: trust

O POSTGRES_HOST_AUTH_METHOD fazer com que não seja preciso uma senha. A variável de ambiente tá certinha, então o Next.js deve conseguir se conectar normalmente.

Peguei o docker-compose que a gente faz no curso, rodei local e consegui me conectar com essas configs no dbeaver:

Tem alguma config diferente da sua? Se ainda assim não rolar, tenta trocar pra se conectar por URL, assim oh:

depois me diz aqui se deu tudo certo, Leonardo!

eu te respondi de primeira totalmente baseado na mensagem de erro, mas vc tá correto em dizer que a gente não configurou nenhuma senha mesmo não, tá liberada a conexão sem precisar de nenhum tipo de password.

O que resolveu foi trocar o porta do postgres para qualquer outra alem de 5432.

Boa, depois vale dar uma olhada pq deve ter alguma outra instancia do Postgres usando essa porta ;)