Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
22
respostas

[Dúvida] Problema com a mira

O tiro não vai exatamente no meio da mira; na verdade, sai bem longe. Já tentei o tópico de usar o Plane para corrigir a colisão do ray, mas continua a mesma coisa. Tentei também usar o physics. Como posso fazer para o tiro sair bem no meio da mira?

22 respostas

tenta usar o Instantiate(aqui vai o seu game object, transform.position, transform.Rotation);

Erro meu na expressão. Acredito que o problema esteja na rotação do personagem, mas mesmo assim, ainda não consegui corrigir.

já tentou usar o Quaternio.Identity na hora de atirar ?

`private void atirar(){ Instantiate(target, transform.position, Quaternion.Identity);

}`

Tentei várias coisas; o melhor resultado até agora foi colocar outra câmera para o ray. Mesmo assim, no lado esquerdo da tela o personagem rotaciona um pouco mais para cima, enquanto o lado direito está mais correto.

Oi, Gabriel, tudo bem?

Pode dar mais detalhes? Talvez uma foto ou algo assim

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Desculpa o tamanho das imagens n sabia diminuir. Dá pra var ai que o tiro n tá indo bem no meio, e tem lugares da tela que fica mais longe ainda.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Aqui o print do script de rotação. Não sei onde pode ser o erro, mas acho que n é a rotação em si.

Na hora de configurar a imagem da mira tá configurado aquele tamanho pra mudar o centro de local?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

assim certo?

Isso e como está a rotação da personagem? alguma rotação sem ser em Y enquanto está jogando?

Enquanto jogando só o Y muda

Blz! Você consegue fazer um zip do projeto e mandar aqui?

https://www.mediafire.com/file/c9xt2eicdpap4zj/apocalipse-zumbi-alura_Data.zip/file

não sei se buido legal pq tentei no webgl e não tava indo. Acho que o unico script com nome meio estranho é o "ControlaInimigo", que eu coloquei "MovimentoZumbi" e acabei não renomeando. Se tiver algum erro e quiser dar feedback aceito kkkk.

Zipa o projeto todo, só pelo build não dá pra ver o que tá errado :(

E se tiver como colocar num GoogleDrive, Dropbox, WeTransfer, etc que não tem tanto anuncio eu ficaria agradecido hahaha

solução!

Acho que o principal problema é que você tá usando uma câmera pra calcular a rotação e outra pra ver o jogo, e isso vai fazer com que a posição do mouse fique calculada errada, porque a posição do mouse relativa a uma câmera é uma e a da outra é diferente.

Se você usar a rotação com plano que você tentou criando o plano exatamente onde está o cano da arma, pode até criar uma variável pra fazer o link e tudo usando a mesma câmera vai ficar bem certinha a rotação. Porque agora a gente estaria rotacionando relativo a altura de onde o tiro vai sair, o que é a forma mais precisa de fazer.

Bons estudos!

Muito obrigado, vou tentar então.

Eu testei aqui e deu tudo certo, então se precisar de ajuda só falar :)

Perfeito! vê se ficou bom assim ou se você alteraria algo Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeMuito obrigado de antemão kkkkk.

só tiraria o ~ da variável, caracteres especiais apesar de funcionarem não é tão bom, fora isso parece perfeito!

Tudo certo agr. Desculpa o incomodo e muito obrigado.

Que isso! Sempre aprendendo uma coisa nova, gostei do jeito que você fez as câmeras ficou top, meio chato de fazer funcionar mas a ideia foi boa.