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[Dúvida] Porque foi definido o eixo y como o eixo que se move de cima para baixo?

Eu utilizo alguns ferramentas de desenho 3d e na maioria é definido o eixo Z como o eixo que faz referencia direta com o solo. Não que isso seja um problem. É mais uma curiosidade mesmo.

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Oi, Luciano, tudo bem?

Sistema de coordenadas normalmente é arbitrário então meio que tanto faz hahaha

Mas essa discussão é antiga, a argumentação pra maioria é o seguinte, nos jogos antigos em 2D a gente normalmente usava X para lateral e o Y para altura assim quando os jogos ficaram 3D o Z ficou para a profundidade então é bem comum engines usarem esse modelo como a Unity, Godot, e engines 2D como Construct, Game maker, etc. A exceção famosa seria a Unreal que usa Z como altura.

Nos softwares que normalmente usamos o Z como altura a argumentação seria que estamos pensando no modelo 3D como uma planta baixa, como se fosse um papel numa mesa, então o X e Y são a largura e altura (no plano 2D) dos elementos que colocamos e assim sobrou o Z para elevar isso para fora do papel (que está deitado) e isso usado para softwares que normalmente pensam mais em arquitetura ou até aplicações que pensam em mapas como um satelite rodando pelo globo.

Como diria a física, tudo depende do referencial.