Eu não tenho muito conhecimento na programação da unity, mas eu tenho uma duvida, se colocarmos a variavel public ela já aparece no inpeto r para modificar, então por que colocariamos o serialazer inves de deixar ela publica?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu não tenho muito conhecimento na programação da unity, mas eu tenho uma duvida, se colocarmos a variavel public ela já aparece no inpeto r para modificar, então por que colocariamos o serialazer inves de deixar ela publica?
Oi Rodrigo! Tudo bem?
Quando você declara uma variável como pública em um script da Unity, ela automaticamente aparece no inspetor, o que facilita a modificação de valores diretamente na interface da Unity. No entanto, tornar uma variável pública também significa que ela pode ser acessada e modificada por outros scripts, o que pode não ser desejável em todos os casos.
Usar [SerializeField] em uma variável privada permite que você mantenha o encapsulamento, ou seja, a variável continua sendo privada e não pode ser acessada diretamente por outros scripts, mas ainda assim aparece no inspetor para que você possa ajustá-la facilmente. Isso ajuda a proteger o estado interno do seu objeto, mantendo a flexibilidade de ajustar valores sem expor a lógica interna do seu script.
Por exemplo, se você tiver uma variável de velocidade de movimento do jogador e quiser ajustá-la sem permitir que outros scripts interfiram diretamente, você pode usar [SerializeField]:
public class PlayerBehavior : MonoBehaviour
{
[SerializeField] private float moveSpeed = 5f;
// Resto do código...
}
Dessa forma, você mantém a variável moveSpeed privada, mas ainda pode ajustá-la no inspetor da Unity, o que é especialmente útil para testes e ajustes finos durante o desenvolvimento do jogo.
Espero ter ajudado e bons estudos!