Eu não tenho muito conhecimento na programação da unity, mas eu tenho uma duvida, se colocarmos a variavel public ela já aparece no inpeto r para modificar, então por que colocariamos o serialazer inves de deixar ela publica?
Eu não tenho muito conhecimento na programação da unity, mas eu tenho uma duvida, se colocarmos a variavel public ela já aparece no inpeto r para modificar, então por que colocariamos o serialazer inves de deixar ela publica?
Oi Rodrigo! Tudo bem?
Quando você declara uma variável como pública em um script da Unity, ela automaticamente aparece no inspetor, o que facilita a modificação de valores diretamente na interface da Unity. No entanto, tornar uma variável pública também significa que ela pode ser acessada e modificada por outros scripts, o que pode não ser desejável em todos os casos.
Usar [SerializeField]
em uma variável privada permite que você mantenha o encapsulamento, ou seja, a variável continua sendo privada e não pode ser acessada diretamente por outros scripts, mas ainda assim aparece no inspetor para que você possa ajustá-la facilmente. Isso ajuda a proteger o estado interno do seu objeto, mantendo a flexibilidade de ajustar valores sem expor a lógica interna do seu script.
Por exemplo, se você tiver uma variável de velocidade de movimento do jogador e quiser ajustá-la sem permitir que outros scripts interfiram diretamente, você pode usar [SerializeField]
:
public class PlayerBehavior : MonoBehaviour
{
[SerializeField] private float moveSpeed = 5f;
// Resto do código...
}
Dessa forma, você mantém a variável moveSpeed
privada, mas ainda pode ajustá-la no inspetor da Unity, o que é especialmente útil para testes e ajustes finos durante o desenvolvimento do jogo.
Espero ter ajudado e bons estudos!