Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] por que serializer?

Eu não tenho muito conhecimento na programação da unity, mas eu tenho uma duvida, se colocarmos a variavel public ela já aparece no inpeto r para modificar, então por que colocariamos o serialazer inves de deixar ela publica?

1 resposta
solução!

Oi Rodrigo! Tudo bem?

Quando você declara uma variável como pública em um script da Unity, ela automaticamente aparece no inspetor, o que facilita a modificação de valores diretamente na interface da Unity. No entanto, tornar uma variável pública também significa que ela pode ser acessada e modificada por outros scripts, o que pode não ser desejável em todos os casos.

Usar [SerializeField] em uma variável privada permite que você mantenha o encapsulamento, ou seja, a variável continua sendo privada e não pode ser acessada diretamente por outros scripts, mas ainda assim aparece no inspetor para que você possa ajustá-la facilmente. Isso ajuda a proteger o estado interno do seu objeto, mantendo a flexibilidade de ajustar valores sem expor a lógica interna do seu script.

Por exemplo, se você tiver uma variável de velocidade de movimento do jogador e quiser ajustá-la sem permitir que outros scripts interfiram diretamente, você pode usar [SerializeField]:

public class PlayerBehavior : MonoBehaviour
{
    [SerializeField] private float moveSpeed = 5f;

// Resto do código...
}

Dessa forma, você mantém a variável moveSpeed privada, mas ainda pode ajustá-la no inspetor da Unity, o que é especialmente útil para testes e ajustes finos durante o desenvolvimento do jogo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.