1
resposta

[Dúvida] Pontos no Pong do Scratch - contagem acima do esperado

Num determinado momento, ao incluir o placar, ele fazia contagem dos pontos muito acima do esperado, somava mais que 1 ponto por toque de borda. Pesquisei aqui e vi que não foi só comigo, mas não localizei resposta. Segui adiante pra depois apagar e fazer novamente, mas ao colocar o som, o erro parou. Alguém me conta o que eu fiz de errado? https://scratch.mit.edu/projects/770735133 Acabei agora o projeto do jogo pong, achei muito bacana! Até coloquei pra bolinha mudar de cor no toque de raquete, vi que dava com os comandos disponíveis e ficou legal.

Desde já agradeço.

1 resposta

Olá, Ingrid, tudo bem?

Desculpe a demora em obter retorno.

Analisei o seu jogo e achei super legal a customização, a mudança de cor da bolinha ao tocar na raquete ficou incrível, parabéns!

Quanto ao problema da pontuação a mais que estava ocorrendo no seu código, temos algumas possibilidades que pode ter acontecido. Entre elas pode ter sido o tamanho da bolinha, pois como fazemos a nossa própria bolinha pode ter divergências em relação ao do instrutor, afetando na posição x que começará a pontuar, outro fator é a centralização da bolinha, ao criá-la na aba fantasias ela precisa estar centralizada e por fim, pode ter sido o valor x da bolinha para a pontuação não estar condizente com proporção do canvas e da raquete. Porém, isso são hipóteses, pois como você já fez alterações, não tem como ter certeza do que pode ter acontecido.

Quanto ao código tenho alguns pontos de melhoria. Notei que a pontuação está trocada, quando a bolinha colide na borda em que está a raquete oponente, quem pontua é o oponente e quando a bolinha toca na borda onde está a minha raquete, o player pontua. Quando a lógica deveria ser o oposto.

Para solucionar basta trocar as variáveis que guarda a pontuação no bloco responsável pela pontuação.

Além disso, quando há a colisão com a minha raquete ainda assim os pontos estão sendo contabilizados, isso se deve ao fato do valor x colocado para contabilizar os pontos. O ideal para seu jogo seria -224 e não -218.

O seu código ficará assim:

Captura de tela do Scratch. Há um bloco de evento "quando clicar na tela verde", em seguida um bloco de controle "sempre seta indicando repetição" bloco controle "espere até que posição x <-224" . Em seguida um bloco de  variável adicione 1 a variavel Ponto Re", bloco de som 'toque o som ponto até o fim' Captura de tela do Scratch. Há um bloco de evento "quando clicar na tela verde", em seguida um bloco de controle "sempre seta indicando repetição" bloco controle "espere até que posição x >218" . Em seguida um bloco de  variável adicione 1 a variavel Ponto RD", bloco de som 'toque o som ponto até o fim'

Abaixo deixo o remix do seu jogo com as alterações.

Remix Ingrid

Espero ter ajudado.

Caso surjam dúvidas, estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software