1
resposta

[Dúvida] permissão de usuários

Olá,

Eu como administrador do pc, por exemplo, supondo que tem outro usuário no meu pc, eu consigo colocar quais permissões ele pode ter? mas ele logado, não pode fazer nennuma mudança.. é possível fazer isso?

1 resposta

Olá Guilherme,

Sim, é totalmente possível fazer isso no Linux. Como administrador, você pode definir as permissões de um arquivo para outros usuários através do comando chmod.

No contexto do seu curso, você aprendeu a adicionar a permissão de execução para todos os usuários em um arquivo com o comando chmod +x nome_do_arquivo. No entanto, você pode ser mais específico sobre quem recebe essas permissões.

No Linux, as permissões são divididas em três grupos: o usuário proprietário do arquivo (u), o grupo de usuários que o proprietário pertence (g) e todos os outros usuários (o). Você pode definir permissões para cada um desses grupos separadamente.

Por exemplo, se você quiser dar permissão de leitura e escrita para o usuário proprietário, mas apenas permissão de leitura para todos os outros, você pode usar o comando chmod u=rw,go=r nome_do_arquivo.

No seu caso, se você quiser que o outro usuário (vamos chamá-lo de 'user2') tenha permissões específicas, você pode alterar o proprietário do arquivo para 'user2' usando o comando chown user2 nome_do_arquivo e então definir as permissões como desejar.

Por exemplo, se você quiser que 'user2' possa ler e executar o arquivo, mas não modificá-lo, e que nenhum outro usuário possa fazer nada com o arquivo, você pode usar os comandos:

chown user2 nome_do_arquivo
chmod u=rx,go= nome_do_arquivo

Dessa forma, mesmo que 'user2' esteja logado, ele não poderá alterar as permissões do arquivo, pois apenas o administrador (root) tem esse poder.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software