1
resposta

[Dúvida] Oponente nao deixa marcar ponto

Galera, nao consigo fazer meu oponente errar, ja olhei diversas perguntas mas nenhuma me ajudou, alguem consegue dar um help?

//Variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro /2;

//Variaveis velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//Variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;

//Variaveis do Oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

let chanceDeErrar = 0;

//placar do jogo
let meusPontos =0.
let pontosOponente =0;

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilhaSonora;

function preload(){
  trilhaSonora = loadSound ('trilha.mp3');
  ponto = loadSound ('ponto.mp3');
  raquetada = loadSound ('raquetada.mp3');
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilhaSonora.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentoBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete (xRaquete,yRaquete);
  movimentoMinhaRaquete ();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete (xRaquete, yRaquete)
  mostraRaquete (xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
  movimentoRaqueteOponente ();
  verificaColisaoRaquete (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
  calculaChanceDeErrar();
  bolinhaNaoFicaPresa();
}

function mostraBolinha(){
  circle (xBolinha,yBolinha,diametro);
}

function movimentoBolinha (){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda (){


  if (xBolinha+raio > width || 
     xBolinha- raio <=0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha+raio > height ||
     yBolinha- raio <=0 ){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect (x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}

function movimentoMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -=10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
      yRaquete+=10;
      }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete +comprimentoRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}
function verificaColisaoRaquete(x,y){
 colidiu =   collideRectCircle(x,y,comprimentoRaquete,alturaRaquete,xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}
function movimentoRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
  calculaChanceDeErrar();
}
 function incluiPlacar(){
   stroke (255);
   textAlign (CENTER);
   textSize (16);
   fill (color(255,140,0));
   rect (150,10,40,20);
   fill (255);
   text (meusPontos, 170,26);
   fill (color(255,140,0));
   rect (450,10,40,20);
   fill (255);
   text (pontosOponente, 470,26);
 }

function marcaPonto(){
  if (xBolinha>590){
    meusPontos+=1;
    ponto.play();
  }
  if (xBolinha<10){
    pontosOponente +=1;
  ponto.play();
  }
}

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 1
    if (chanceDeErrar >= 39){
    chanceDeErrar = 100
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}

function bolinhaNaoFicaPresa(){
    if (xBolinha- raio < 0){
    xBolinha= 23
    }
}
1 resposta

Oi, Samira

Veja estas dicas do instrutor

Possibilitando o erro da raquete do oponente