2
respostas

[Dúvida] Oponente nao deixa marcar ponto

Galera, meu oponente não deixa eu marcar ponto, copiei o codigo ChanceDeErrar e mesmo assim não consigo fazer o oponente errar. Alguem consegue me ajudar:

//Variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro /2;

//Variaveis velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//Variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;

//Variaveis do Oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

let chanceDeErrar = 0;

//placar do jogo
let meusPontos =0.
let pontosOponente =0;

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilhaSonora;

function preload(){
  trilhaSonora = loadSound ('trilha.mp3');
  ponto = loadSound ('ponto.mp3');
  raquetada = loadSound ('raquetada.mp3');
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilhaSonora.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentoBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete (xRaquete,yRaquete);
  movimentoMinhaRaquete ();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete (xRaquete, yRaquete)
  mostraRaquete (xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
  movimentoRaqueteOponente ();
  verificaColisaoRaquete (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
  calculaChanceDeErrar();
  bolinhaNaoFicaPresa();
}

function mostraBolinha(){
  circle (xBolinha,yBolinha,diametro);
}

function movimentoBolinha (){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda (){


  if (xBolinha+raio > width || 
     xBolinha- raio <=0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha+raio > height ||
     yBolinha- raio <=0 ){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect (x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}

function movimentoMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -=10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
      yRaquete+=10;
      }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete +comprimentoRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}
function verificaColisaoRaquete(x,y){
 colidiu =   collideRectCircle(x,y,comprimentoRaquete,alturaRaquete,xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}
function movimentoRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
  calculaChanceDeErrar();
}
 function incluiPlacar(){
   stroke (255);
   textAlign (CENTER);
   textSize (16);
   fill (color(255,140,0));
   rect (150,10,40,20);
   fill (255);
   text (meusPontos, 170,26);
   fill (color(255,140,0));
   rect (450,10,40,20);
   fill (255);
   text (pontosOponente, 470,26);
 }

function marcaPonto(){
  if (xBolinha>590){
    meusPontos+=1;
    ponto.play();
  }
  if (xBolinha<10){
    pontosOponente +=1;
  ponto.play();
  }
}

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 1
    if (chanceDeErrar >= 39){
    chanceDeErrar = 40
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}

function bolinhaNaoFicaPresa(){
    if (xBolinha- raio < 0){
    xBolinha= 23
    }
}
2 respostas

Oi, Samira

Veja estas dicas do instrutor

Possibilitando o erro da raquete do oponente

Olá, Samira! Tudo bem?

Você não vai acreditar

Você pode trabalhar com um erro aleatório , um aluno alura também pensou nesse problema e desenvolveu uma solução no Tópico com erro aleatório do oponente.

Outro ponto é que corrigi alguns detalhes no seu projeto:

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 16;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

let colidiu = false;

//variáveis da raquete do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo
let ponto;
let raquetada;
let trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio > width ||
     xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio > height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura)};

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;}
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;}
}



function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura,
xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function incluiPlacar(){
  stroke(255);
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);
  fill(color(255, 140, 0));
  rect(150, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(meusPontos, 170, 26);
  fill(color(255, 140, 0));
  rect(450, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 470, 26);
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play();
  }
}

Fico à disposição em caso de dúvidas!

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software