1
resposta

[Dúvida] Olá, finalizei meu projeto porém o cabeçalho está bugado

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeO "sobre mim" ficou quebrado, quando abre no Iphone 8 plus ou moto g30, ele fica assim, como eu fiz o media queries como foi feito no curso, o site só muda quando passa de 1200px, eu até tentei fazer com 410px, mas não rolou, eu tive a ideia de diminuir a fonte do cabeçalho, título e parágrafo quando chegasse a 410px, assim não ficaria quebrado.

<header class="cabecalho">
        <nav class="cabecalho__menu"> <!--A tag nav, você vai usar para inserir as tag "a" de ancoras para navegar entre páginas-->
            <a class="cabecalho__menu__link" href="index.html">Home</a>
            <a class="cabecalho__menu__link" href="about.html">Sobre mim</a>
            <a class="cabecalho__menu__link" href="curriculo.html">Curriculo</a>
        </nav>
    </header> <!--cabeçalho que é o menu -->
/*============== CABEÇALHO =============*/
.cabecalho{
    padding: 2% 0% 0% 15%;
}

.cabecalho__menu{
    display: flex;
    gap: 80px;
}

.cabecalho__menu__link{
    font-family: var(--fonte-segundaria);
    font-size: 1.5rem;
    font-weight: 600;
    color: var(--cor-terciaria);
    text-decoration: none;
}

@media (max-width: 1200px){ /*Estou declarando que a largura máxima da tela seja de 1200px*/

.cabecalho{
        padding: 10%;
    }

.cabecalho__menu{
        justify-content: center; /*Quando a tela diminuir para 1200px ou menos, o cabeçalho com o home, centralizará */
    }

.apresentacao{
        flex-direction: column-reverse; /*Quando a tela diminuir para 1200px o conteúdo e a imagem ficarão em formato de coluna, o collumn-reverse faz com que a imagem fique acima do conteúdo*/
        padding: 5%;
    }

.apresentacao__conteudo{
        width: auto; /*Essa propriedade vai dizer que você tem esse espaço/padding, então ocupe todo esse espaço sem bugar. Auto vem de automático, ou seja, automáticamente ele vai pegar o espaço que existir no padding e preencher*/
    }

.rodape{
        position: relative; /*Dessa forma, ele ficará sempre no final da tela, o rodapé não ficará estático no "meio do conteúdo".*/
        bottom: 0;
    }
}
1 resposta

Olá João!

Como não tenho seu código, por completo eu tive que inspecionar algumas sessões através desse link(portfolio-delta-eight-73.vercel.app).

Fiz o teste do meu aparelho e de fato o erro aconteceu, o cabeçalho está muito grande.

O "sobre mim", vai quebrar, pois a palavra é muito grande, o que você pode fazer é realmente diminuir a fonte e tentar diminuir o gap, assim:

@media (max-width: 1200px){ /*Estou declarando que a largura máxima da tela seja de 1200px*/

.cabecalho{
    }

.cabecalho__menu{        
        gap:40px;
        justify-content: center; /*Quando a tela diminuir para 1200px ou menos, o cabeçalho com o home, centralizará */
    }
    .cabecalho__menu__link{    
    font-size: 1.0rem;
}

Outro ponto que está fazendo o srooll lateral da página é o footer, para isso basta usar um max-with:100% na classe .rodapé.

Seu código pode ficar, nessa linha, veja se faz mais sentido para ti:

.cabecalho{
        font-size:20px;
    }

.cabecalho__menu{        
        gap:40px;
    }
    .cabecalho__menu__link{    
    font-size: 1.0rem;
}

.apresentacao{
        flex-direction: column-reverse; /*Quando a tela diminuir para 1200px o conteúdo e a imagem ficarão em formato de coluna, o collumn-reverse faz com que a imagem fique acima do conteúdo*/
        padding: 5%;
    }

.apresentacao__conteudo{
        width: auto; /*Essa propriedade vai dizer que você tem esse espaço/padding, então ocupe todo esse espaço sem bugar. Auto vem de automático, ou seja, automáticamente ele vai pegar o espaço que existir no padding e preencher*/
    }

.rodape{
        position: relative; /*Dessa forma, ele ficará sempre no final da tela, o rodapé não ficará estático no "meio do conteúdo".*/
        bottom: 0;
        max-width:100vw;
    }
}

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!