Estou fazendo meu portfolio, e quero demonstrar que uso as melhores tecnologias, mas fiquei perdido no conceito do Next.js, e fiz esse resumo para reforçar:
Para um website que funciona essencialmente como um "panfleto digital", sem necessidade de um backend complexo, usar uma tecnologia como Next.js pode ser muito vantajoso, especialmente se você busca eficiência, rapidez e bons resultados com SEO (Search Engine Optimization).
Aqui estão alguns motivos pelo qual o Next.js é uma boa escolha para o seu projeto:
Geração de Sites Estáticos (SSG): Next.js permite criar páginas completamente estáticas no momento da construção (build time). Isso significa que seu site pode ser composto de arquivos HTML, CSS e JavaScript que são gerados uma vez e servidos rapidamente a partir de qualquer servidor de arquivos estáticos ou serviços de CDN (Content Delivery Network). Essa abordagem é perfeita para sites como o seu, onde o conteúdo não muda frequentemente.
SEO Aprimorado: Como as páginas são pré-renderizadas, o conteúdo do seu site é imediatamente visível para os motores de busca. Isso melhora a indexação do seu site, o que é crucial para um panfleto digital, pois você quer que ele seja facilmente encontrado por usuários que procuram suas informações ou serviços.
Performance: Sites estáticos carregam muito rapidamente, já que são basicamente arquivos prontos sendo entregues ao navegador sem processamento adicional necessário. Essa velocidade de carregamento é benéfica para a experiência do usuário e também um fator relevante para SEO.
Facilidade de Hospedagem e Escalabilidade: Uma vez que seu site é composto por arquivos estáticos, você pode hospedá-lo em uma variedade de serviços sem custos ou a custos muito baixos, como Vercel (empresa por trás do Next.js), Netlify, GitHub Pages, entre outros. Esses serviços muitas vezes oferecem recursos de escalabilidade automática.
Desenvolvimento Simplificado: Com Next.js, você tem um ambiente de desenvolvimento que suporta funcionalidades modernas de JavaScript e React, facilitando a criação de interfaces interativas mesmo em um site estático.
Componentes Reutilizáveis e Rotas Fáceis: O sistema de rotas baseado em arquivos e o suporte a componentes React permite organizar seu site de maneira intuitiva e reutilizar código onde for necessário, tornando o desenvolvimento mais eficiente.