Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] O que é Ethernet?

Dando uma olhada na aula, fiquei com a dúvida do que é de fato "Ethernet". Já tive algumas disciplinas de redes e durante as disciplinas vimos algumas interfaces de rede, como eth0, eth1 (salvo engano, Ethernet também se aplica nisso). Mas isso sempre foi muito abstrato para mim e vi que não deixa de ser um "tema" da aula.

A partir disso, me vieram as dúvidas:

  1. Ethernet também é uma interface de rede?
  2. O que é de fato uma interface de rede e pq temos diferentes interfaces (pq não poderia ser tudo em uma mesma)?
  3. Quando o professor acessa a aba "Ethernet" para realizar a troca do endereço IP, ele está trocando apenas seu endereço IP nessa rede local que ele montou?

Nem sei se essa pergunta número 2 faz sentido, mas o que quis dizer é, dentro da internet, por exemplo, o IP dele está sendo configurado também como o valor que ele coloca na aula, ou apenas na rede local?

1 resposta
solução!

Vitor,

Ethernet é um protocolo de comunicação que estabelece as regras de como os dispositivos de uma rede local vão se comunicar. Por extensão, as interfaces físicas RJ-45 mais utilizadas com este padrão (e que ajudaram a alavancar a adoção dele pela facilidade de implementação) são chamadas nos sistemas linux de eth0, eth1 etc.

1 - Ethernet é um protocolo. Mas, por extensão, acabaram chamam as interfaces pelo nome do protocolo ao quão mais estão associadas. 2 - A interface de rede é o conjunto da parte física (o conector, onde você conecta o cabo) e a parte eletrônica que conduz os sinais codificados para o computador. Não existe só um tipo, pelo mesmo motivo que temos vários tipos de tomadas elétricas no mundo. Foram inventadas várias soluções ao longo do tempo, algumas pegaram, outra não. Algumas caíram em desuso, outras convivem na mesma época. Algumas são mais eficientes que outras etc.

Mas se você estiver se referindo à quantidade, basicamente, cada interface está conectada a um dispositivo. Cada dispositivo precisa ter ao menos uma interface para se conectar a uma rede.

3 - Quando ele coloca o IP ali ele está atribuindo um IP local, para a rede interna. Na configuração mais comum hoje em dia, os inúmeros computadores das LANs utilizam endereços privados (que não são roteáveis na internet) e um dispositivo efetua a tradução destes endereços para um ou mais IPs públicos para que os vários dispositivos da LAN possam acessar a internet.

É possível utilizar um IP público em um computador. Isso é feito comumente em servidores que proveem serviços para a internet, como um servidor web por exemplo.

No início da internet a ideia era que todo computador fosse acessível, mas com a explosão da internet nos anos 90 (entrada da internet comercial) a quantidade de endereços IPv4 disponíveis foi esgotando e foram necessários criar soluções para fazer esse negócio render, rsrs.

O NAT foi uma delas (a tradução que citei acima.)

As faixas de IPs reservados para uso em redes locais, segundo RFC1918 são: 10.0.0.0/8 172.16.0.0/12 192.168.0.0/16

Existem outras faixas reservadas para APIPA, Multicast e loopback. Fora essas faixas reservadas, todos os demais endereços são roteáveis na internet.