Mesmo colocando exatamente o código sugerido no curso, a raquete do oponente parece não errar nunca. Só erra se eu altero o valor da variável "chanceDeErrar" de 0 para algum valor muito alto. Caso o contrário a máquina fica simplesmente imparável kkkk. Outra coisa é que se eu aumento a velocidade da bolinha, ela volta a ficar presa na raquete. Quando está lento isso não acontece. E mais uma última dúvida... mesmo quando eu consigo fazer a raquete do oponente errar, é sempre pra baixo. Ou seja, toda a vez a raquete fica abaixo da bolinha. E quando ela acerta, ela acerta justamente na parte superior da raquete do Oponente. Por mais que isso não impede o jogo de funcionar, acaba ficando um pouco feio. Segue abaixo o meu código...
//Variáveis da Bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da Bolinha
let velocidadeXBolinha = 15;
let velocidadeYBolinha = 15;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let chanceDeErrar = 0;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente =0;
//sons do jogo
let raquetada;
let pontos;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("Prelude and Fugue V in D major, BWV 850.mp3")
ponto = loadSound("ponto.mp3")
raquetada = loadSound("raquetada.mp3")
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPontos();
calculaChanceDeErrar();
bolinhaNaoFicaPresa();
}
function mostraBolinha(){
circle (xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete (){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x,y){
colidiu = collideRectCircle (x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento /2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
}
function calculaChanceDeErrar(){
if (pontosOponente >= meusPontos){
chanceDeErrar +=1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(20);
fill(color(210,105,30))
rect(180, 9, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 200, 26);
fill(color(210,105,30))
rect(380, 9, 40, 20);
fill(255);
text(pontosOponente, 400, 26);
}
function marcaPontos(){
if (xBolinha > 585){
meusPontos +=1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 15){
pontosOponente +=1;
ponto.play();
}
}
function bolinhaNaoFicaPresa(){
if (xBolinha - raio <0){
xBolinha = 25
}
}