Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Dúvida no vídeo da Aula 2

Bom dia,

Como vou trabalhar com a url "http://localhost:3000/v1/fotos" para pegar a url das fotos, fui verificar na pasta onde está o projeto, porém não achei em nenhum lugar esse diretório v1, puxando as fotos. Poderiam me dar uma luz?

Grato.

6 respostas

Augusto, você já trabalhou com servidor web? Isso é um endereço, uma url. Não existe diretório algum.

Você acessa essa url quando seu servidor está rodando.

Angular não foi criado para trabalhar só, mas junto com um servidor web que fornece dados. Essa url já está pronta porque o foco é em Angular, não no webserver.

De qualquer maneira para acessar essa url você precisa iniciar o servidor como mostro no vídeo. Aliás, no primeiro exercício do cap 1 eu peço que o aluno faça e lá ele mostra como subir o servidor.

Flavio, já subi o servidor(node.js), já está funcionando e vi como funciona, talvez tenha me expressado mal, queria saber qual que é o conteúdo que essa url possuí, se tem como eu saber de alguma maneira. Sei que se eu acessar essa url ele retornará dados que eu preciso.

Abraços.

Opa, agora entendi! Bem, o servidor que está pronto foi criado em Node.js. Ele retorna um dado na estrutura JSON (JavaScript Object Notation).

Exemplo de JSON:

 {"titulo" : "Calopsita"}

Exemplo de JSON como Array:

[{"titulo" : "calopsita"}, {"titulo" : "Jirafa"}]

Na infra eu usei um banco de dados simples de Node.js só para armazenar as informações, não havia necessidade de algo mais rebuscado. Esse banco é embutido no servidor que montei para esse curso.

Agora, se você quiser ver onde está o arquivo físico que guarda os dados que você consulta e grava, muito bem, este arquivo é o :

alurapic/data.db

Se você abrir no seu editor de texto preferido, verá que ele tem um monte de dados. Mas cuidado para não alterar ou danificar o arquivo.

Todo o código do server foi criado por mim para tornar a infra do curso do Angular a mais simples possível, mas se você estivesse usando um servidor parrudo e um banco de dados mais sofisticado, todo o código do seu Angular continuaria o mesmo, porque a URL continuaria a mesma.

Ficou claro Augusto?

Sim, ficou, muito obrigado Flavio! Como eu chamo por "v1/fotos" no $http.get, onde eu vejo esse "redirecionamento" que faz para o arquivo data.db?

Você quer ver o código do Node.js que faz isso? É isso? Dá uma olhada nos arquivos alurapic/app e alurapic/config

São código bem específicos da plataforma node, mas nosso foco é o Angular, certo? Mas pode ver a vontade.

Abraço e bom estudo.

solução!

Sim, isso mesmo Flavio. Desculpe pelas dúvidas "fora" do Angular, sou bem curioso e procuro saber tudo o que acontece sempre por dentro e por fora dos panos rs... Obrigado pela atenção, abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software