Não consegui entender muito bem como fazer o teste para esse exercicio
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não consegui entender muito bem como fazer o teste para esse exercicio
Oi Paulo,
A primeira parte é pensar em cenários. Você entendeu as regras para que o ano seja ou não bissexto? Comece a pensar agora nos mais diferentes cenários. Por exemplo, pense em um ano bissexto, pense em um ano não bissexto, pense em um ano bissexto que segue a primeira regra, e assim por diante.
Consegue dar esse primeiro passo?
Um abraço!
Olá Maurício, eu consegui pensar nos cenários, o problema é que eu não consigo pensar no código para testar. Nos outros exercícios sempre instanciava um objeto da classe que eu gostaria de testar e montava o cenário e em seguida o teste que eu gostaria de executar. Mas dessa vez a minha classe contém somente esse código:
public class AnoBissexto
{
public bool EhBissexto(int ano)
{
if (DateTime.IsLeapYear(ano))
return true;
else
return false;
}
}
E do jeito que está eu não consigo pensar em como montar um código que teste isso.
Oi Paulo,
Como você já implementou a função, agora é testar. Sua função já retorna verdadeiro se o ano for bissexto, e falso caso contrário.
O primeiro cenário pode ser, por exemplo, 2015, que não é bissexto:
new AnoBissexto().EhBissexto(2015) == false
Depois, um outro teste com 2016, que é bissexto:
new AnoBissexto().EhBissexto(2016) == true
Pronto, você testou a função! Você pode até passar mais um ou dois anos bissextos e não bissextos, por exemplo.
No entanto, você usou a biblioteca do C# para resolver o problema (usando o IsLeapYear). Na prática, claro que você vai usá-lo, mas aqui a graça é implementar a função do zero, para que fique mais desafiador.
Um abraço!