Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida no Ex. 6 da Aula 5 - Integração com outras tecnologias: Maven, Spring e EJB

Olá Nico, acho que foi até com vc que conversei sobre isso lá no curso de EJB. Seguinte lá na empresa que trabalho temos muitos projetos dependentes web que dependem de projetos EJB, por exemplo: o projeto gestores.war depende de gestores_server.jar, o sistema convenio.war depende do gestores_server.jar e do convenio_server.jar, o sistema licitacao.war depende do licitacao_server.jar e do gestores_server.jar e todos os sistemas .war deoendem do seguranca_server.jar. Como eu fazia deploy disso? simples, empacotava tudo em um EAR e tudo funcionaria perfeitamente. Entretando existe um bug, que na verdade é do CDI que vc não consegue empacotar dois projetos utilizando CDI dentro de um EAR(http://balusc.omnifaces.org/2013/10/cdi-behaved-unexpectedly-in-ear-so.html).

Esse BUG ainda existe ou já foi corrigido? Se ainda não foi corrigido, qual a melhor forma de empacotar projetos que encontram-se na situação acima?

3 respostas

Oi Ricardo,

qual problema exatamente está acontecendo?

Lendo o artigo, me parece ser mais relacionado com o ClassLoader do que com CDI.

Outra duvida, qual é a razão de dividir as funcionalidades em vários JAR/WAR?

abs

Olá nico, acho que ainda não resolveram o tal do BUG(https://issues.jboss.org/browse/CDI-129).

Quanto a necessidade de dividir em vários ejbs e vários wars é que são projetos completamente distintos, mas que entretando tem interdependência. Somos um Tribunal aqui, então por exemplo temos um sistema que é responsável pelo cadastro dos gestores, órgãos,mandatos, etc..., temos o sistema de cadastro de processos, onde temos os processos,andamentos julgamentes mas os processos estão ligados aos órgãos e aos gestores, o mesmo acontece com as licitações, que dependem dos órgãos, quando empacoto tudo dentro de um EAR eu consigo usar as entidades e os beans de sessão de um projeto ejb em outro projeto ejb ou então session beans de projetos ejb diferentes em um war, não preciso reescrever todas as entitys, não sei se fui claro

solução!

Oi Ricardo,

Seguem os meu dois centavos :)

A dúvida que tenho é, quanto realmente vale fazer essa separação em módulos já que vc continua com uma unidade de deploy. Para mim valeria se esses JARs tbm seriam utilizados em outros projetos. Ou seja, se tivesse uma reutilização dos módulos em aplicações diferentes.

Outro ponto é que vc organizou os JARs baseadas nas suas camadas, separado em front (gestores.war) e back-end (gestores_server.jar). Quando há uma mudança em uma funcionalidades, por exemplo nos gestores, provável que vc precise mexer nos dois módulos, pois há esse acoplamento forte.

Em geral, a modularização no mundo Java é algo muito mal resolvida, e traz esse problema que vc está enfrentando com CDI. Java Runtime não consegui determinar dependências entre módulos que causa o famoso JAR Hell.

São apenas considerações e claro, tudo precisa ser avaliado dentro de seu contexto!

abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software