2
respostas

Dúvida no curso de mobile first.

Bom, fiquei com duas dúvidas durante uma aula do curso HTML e CSS: responsividade com mobile-first. Umas delas está na aba de opções do categorias quando vamos fazer o media query de telas acima de 1024p. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Na imagem dá pra ver que existe um hover nas categorias e a cor do texto também muda, entretanto isso não foi feito durante a aula e não sei porque mas não consegui trocar a cor do texto junto ao hover. Meu código html está assim:

<ul class="lista__menu">
            <li class="lista__menu__item">
                <a href="#" class="lista__menu__link">PROGRAMAÇÃO</a>
            </li>
                <a href="#" class="lista__menu__link">FRONT-END</a>
            </li>
                <a href="#" class="lista__menu__link">INFRAESTRUTURA</a>
            </li>
                <a href="#" class="lista__menu__link">BUSINESS</a>
            </li>
                <a href="#" class="lista__menu__link">DESIGN & UX</a>
            </li>
        </ul>

E com o meu css consegui somente o hover:

.lista__menu__item:hover {
        background: var(--cor-degrade-menu);
    }

.lista__menu__link {
        color: white;
    }

Além disso, no figma o swipper tem essa margem como na imagem:Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Durante a aula também não foi feita as margens entre cada livro, também achei que o width utilizado foi um pouco grande... O meu acabou ficando assim: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Gostaria de ajuda para tentar arrumar esse dois pontos...

2 respostas

Olá Marcus,

Para alterar a cor do texto junto ao hover, você pode adicionar a propriedade color dentro da classe .lista__menu__item:hover. Ficaria assim:

.lista__menu__item:hover {
    background: var(--cor-degrade-menu);
    color: black; /* ou a cor que desejar */
}

Já para adicionar as margens entre cada livro no swiper, você pode utilizar a propriedade margin na classe .swiper-slide. Ficaria assim:

.swiper-slide {
    margin-right: 20px; /* ou a margem que desejar */
}

Quanto ao width utilizado no swiper, você pode ajustar para que fique mais adequado ao seu layout. Experimente diminuir o valor e ver como fica.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá Otávio, tudo certo?

Cara, o pior é que eu havia tentado essas mesmas alternativas para esses meus dois problemas, mas infelizmente quando eu tento fazer desse jeito, acaba não funcionando, isso para os dois problemas... Tem como tirar esses tipos de dúvidas no discord com mais alguém? Talvez mostrando a tela seja um pouco mais fácil, as vezes errei em algum outro método.