1
resposta

[Dúvida] Navegação em um sidenav menu com o teclado não vai para o conteúdo principal da página ao selecionar um link.

Olá professor, tudo bem?

Eu estou trabalhando em um sistema angular utilizando o material components. Eu tenho uma dúvida em relação a navegação com o teclado que é a seguinte:

Eu tenho um sidenav menu na tela, que é um componente a parte que compoe uma tela. Quando eu clico em um link da minha sidenav a navegação com o tab não vai para a página, ela continua na minha sidenav.

Como eu posso resolver esse problema?

Gif de um sistema de folha de pagamento mostrando uma navegação em um sidenav menu por teclado com a tecla tab

1 resposta

Olá Andressa, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Com base nas informações descritas, se você está enfrentando um problema em que a navegação com a tecla Tab está apenas alternando entre os itens da sidenav e não está indo para o conteúdo principal da página, uma sugestão é utilizar o recurso de atributo tabindex para adicionar o conteúdo principal da página como focável. Por exemplo:

<mat-sidenav-container>
  <mat-sidenav mode="side" opened>
    <!-- Conteúdo da sidenav -->
    <a mat-list-item>Link 1</a>
  </mat-sidenav>

  <div tabindex="0">
    <!-- Conteúdo da página principal -->
    <router-outlet></router-outlet>
  </div>
</mat-sidenav-container>

No exemplo acima, adicionamos o atributo tabindex="0" ao elemento <div> que contém o conteúdo principal da página. Isso torna o elemento focável por teclado, permitindo que o foco seja redirecionado corretamente após a navegação na sidenav.

A título de curiosidade, caso queira conhecer outras soluções e possibilidades do atributo tabindex, deixo como recomendação um artigo abaixo:

Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo ao curso e que não tenho acesso ao cenário completo e código do seu projeto, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Espero ter ajudado.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software