Bom dia, Maicon tudo bem?
Quando declaramos parâmetros em funções, elas funcionam como varáveis que recebem os valores das entradas que estamos passando na chamada da função.
Vou exemplificar para esclarecer. Vamos usar uma função de soma simples, onde queremos saber o valor de x + y.
Se eu tivesse que fazer esse cálculo recorrentemente, eu iria repetir sempre as mesmas linhas de código onde eu declararia 2 variáveis $x e $y com seus respectivos valores, e de pois retornar o resultado em outra variável por exemplo.
<?php
$x = 2;
$y = 3;
$resultado = $x + $y;
$echo $resultado;
Ok esse código funciona, mas não é prático. Se eu dependo que meu programa execute esse tipo de tarefa com recorrência, o código vai ficar carregado e pouco legível, até mesmo sem confiabilidade, porque uma variável pode ter seu valor manipulado. Ai que entram as funções.
Quando criamos uma função passamos os valores que queremos somar como "parâmetros" na hora que chamar a execução da função:
<?php
function somar(int $x, int $y): int
{
return $x + $y;
}
$resultado = somar(2, 3);
echo $resultado;
Nesse caso que exemplifiquei acima, a função somar recebe o parâmetro integer $x e $y e depois retorna o valor de soma desses 2 valores, sendo assim eu preciso declarar na sua execução o valor para os dois parâmetros somar(2, 3)
o resultado será 5.
Esse é o funcionamento da função com parâmetros em caso sem uma classe, em classes isso fica um pouquinho mais complexo por questões de encapsulamento.
Espero ter ajudado.
Bons estudos.
Att,